100 ANOS DO BAIRRO DO ALECRIM… COMEÇA A FESTA!!!

Posted by casciano in Cidades | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 2 Comments

Festa em comemoração ao Centenário do Alecrim começa nesta sexta-feira.

As comemorações pelo aniversário de 100 anos do bairro do Alecrim começam nesta sexta-feira (20) e se estendem até o final de outubro, mês que se celebra o centenário de fundação de um dos bairros mais antigos de Natal.

Os moradores da comunidade, como também de toda a Natal, serão presenteados, na abertura dos festejos comemorativos, com a entrega do novo relógio confeccionado na Alemanha e que será oferecido pelo Rotary Clube do Alecrim.

Após a cerimônia, que dará início ao Alecrim Fest, a partir das 18 horas, quando o público será prestigiado com a apresentação da Orquestra Talento, Balé Popular, Os Mulekes e encerrando à noite show de Thábata Medeiros e a Banda Kuxixo.

No sábado, o ponto alto das comemorações será o encerramento do Natal em Ação no bairro.

Parte da administração municipal será instalada na Rua Amaro Barreto oferecendo serviços de saúde, de assistência social e emissão de documentos.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vai disponibilizar para toda a comunidade que estiver presente a sétima edição do Programa Natal em Ação os tradicionais serviços de corte de cabelos, manicure e designer de sobrancelhas, além de equipes trabalhando no cadastro de moradores de rua tentando identificar casos de violação de direitos e exploração do trabalho infantil e realizando os encaminhamentos necessários.

Outros atendimentos que serão prestados pela Semtas se referem aos programas Bolsa Família, Cadastro Único, Projovem e Pet.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar os atendimentos especializados oferecendo médicos, dentistas e os serviços de teste de glicemia, verificação de pressão arterial, aplicação de flúor, vacinas, informações sobre o HIV e distribuição de preservativos.

A prestação de serviços e cidadania do Natal em Ação acontece das 8 da manhã às duas horas da tarde.

Na abertura será oferecido a população, em parceria com a Faculdade Estácio de Sá, Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba) e do Rotary Club do Alecrim, um bolo de 100 metros e a celebração de um ato ecumênico pelas festividades do bairro.

Após as 14 horas o Natal em Ação continua de forma diferenciada das demais edições quando se dará início a festa popular com Cortejo com Pau e lata e Folia de Rua com saída do cruzamento da Avenida Presidente Bandeira com a Rua dos Pajeus chegando a Rua Amaro Barreto, palco das festividades.

À noite, o grande momento com shows para a comunidade celebrar o centenário.

No domingo (23) pela manhã uma alvorada acorda os moradores para a missa campal a ser celebrada, em frente ao relógio, com a participação das paróquias São Pedro e São Sebastião.

No domingo (30) as comemorações continuam com a realização do Circuito Histórico Alecrim saindo da Praça Dom Pedro II, em frente a Igreja São Pedro, percorrendo 15 pontos históricos do bairro até chegar ao camelódromo.

Promovido pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o circuito tem o objetivo de contar a história do bairro de uma maneira diferente e interativa e segue os mesmos objetivos do “Circuito Histórico Cidade Alta-Ribeira”, já em execução há quase um ano pela secretaria.

No dia seguinte, na segunda-feira (31), será entregue a cidade a reforma e tombamento do cemitério do Alecrim.

Os serviços estão em andamento sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) com investimento de cerca de R$ 131 mil reais.

Estão sendo recuperados o piso de todas as ruas do cemitério, feito uma pintura geral, reforma do setor de administração e do banheiro destinado as equipes dos coveiros.

Outros dois banheiros para o público visitantes estão sendo construídos, sendo um feminino e outro masculino, todos os dois adaptados com acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Dados do Alecrim:

Localizado na região administrativa leste é o bairro de maior população dessa região, com aproximadamente 29 mil habitantes e quase 10 mil domicílios.

Uma das suas características mais marcantes é que ao longo dos anos, o bairro tornou-se símbolo do comércio de rua da cidade.

Hoje o Alecrim conta com 4mil empreendimentos comerciais, o que corresponde a 16% da atividade em Natal.

O Alecrim se coloca entre os bairros mais antigos de Natal, mais precisamente o quarto a ser fundado na cidade.

O local cresceu e urbanizou-se rapidamente durante a Segunda Guerra Mundial, sendo oficializado como bairro em 1947, na administração do Prefeito Sylvio Pedroza.

Programação:

Dia 21.10

Alecrim Fest

18h – Inauguração do novo relógio

18h – Orquestra Talento (Casa Talento)

19h – Balé Popular

20h – Os Mulekes

22h – Thábata Medeiros e Banda Kuxixo

Local: Relógio do Alecrim

Dia 22.10

Natal em Ação

1 – Serviços e Cidadania:

Local: Rua Amaro Barreto

Participação de abertura: Banda da Marinha

Atrações culturais:

Serviços: Atendimento de saúde, assistencial e emissão de documentos

Bolo de 100 metros para a comunidade.

Horário: 08hs às 14hs

2 – Cortejo com Pau e Lata e Folia de Rua

Saída da Avenida Presidente Bandeira com a Rua dos Pajeus e chegada na Rua Amaro Barreto.

Horário: 14horas

3- Shows para comunidade

Horário: 18 horas

Dia 23.10

Missa campal – Paróquia São Pedro e São Sebastião

Local: Relógio do Alecrim

Horário: 6 horas da manhã

Dia 30.10

Circuito Histórico Alecrim

Saída: Em frente a igreja São Pedro;

Roteiro: Praça Dom Pedro II, Igreja São Pedro, Cemitério do Alecrim, Escola Estadual Padre Miguelinho, Base Naval Almirante Ary Parreiras, Vila Naval, relógio do Alecrim encerrando no camelódromo.

Horário: 8 horas.

Dia 31.10

Entrega da reforma e tombamento do Cemitério

Local: Cemitério

Horário: 16 horas.

Texto: Leane Fonseca.

Compartilhe

2 Responses to 100 ANOS DO BAIRRO DO ALECRIM… COMEÇA A FESTA!!!

  1. QUEM DISSE QUE O ALECRIM TEM 100 ANOS?

    O “Heródoto brasileiro” e sua imprescindível obra histórica concluída em 1947, ou seja, Luis da Câmara Cascudo, (natural da Cidade do Natal), e sua HISTÓRIA DA CIDADE DO NATAL, cujas 1ª edição de 1947 nos dá noticias sobre o evento.

    Assim descreveria um estranho observador da terra do alto do Refoles: – “O sol banhava de ouro as águas verdes do Potengi. Na linha do horizonte azul o mar espelhava, como uma imensa turquesa ondulante. Velas brancas riscavam as ondas, partindo para pesca, a luta, a vida.”.É insensato pensar que o bairro do Alecrim tem 100 anos. Em primeiro lugar o bairro não foi criado, pois o verbo criar é, sobretudo fazer ou produzir. O descobrimento do Brasil por Cabral? Cabral “Descobriu o Brasil”, ou fez o achamento em 1500? O presidente da Intendência Municipal (prefeitura) Joaquim Manoel Teixeira de Moura com um único artigo, criou o bairro e seus limites que seria caracterizado o bairro, pelo nome ALECRIM, no dia 23 de outubro de 1911, sendo oficializado na administração do Prefeito Silvio Pedroza, por outra Lei Municipal de 30 de setembro de 1947; então, qual a data legitima da verdadeira criação? AINDA NÃO SE SABE AO CERTO, POR QUE? Existe sobremaneira algumas teses a esse respeito que não é, agora relevante citar-las; – Uma delas forte é aquela tão batida “do cultivo a planta nos jardins das casas dos Moradores na Rua do mesmo Nome”, época conhecida pelo nome rua “Boa Vista”; exato pois, do Alto do Monte tinha-se “Boa Vista” e do “Alto do Refoles” também chamado nos anais da historia como Estrada do Sertão, dali do Alto da Bandeira, localidade hoje, próxima (ao lado) da Igreja de São Pedro via todo o estuário do Potengi, navios chegando e sair da barra; outrossim, agora, torna-se estórias da carochinha comemorara-se o aniversario do bairro do Alecrim dia 23 de outubro; a historia remonta sua importância. por alguns considerado como o dia do aniversário do bairro do Alecrim. – Engano. Nos anais da historia do Rio Grande do Norte, ou precisamente no IHGRN, documentos comprovam tão quão fartos consistência tal engano. Naquele dia aconteceu sim o desmembramento do logradouro do centro -, Cidade Alta. Porem é propicio salientar que a estância já existia desde do ano de 1585 depois da restauração da cidade de Cabedelo PB, dos franceses. De fácil comprovação pelo o cronista e historiador português Gabriel Soares de Sousa, em seu TRATADO DESCRITIVO DO BRASIL – 1587, menciona os locais do litoral norte-rio-grandense freqüentados pelos franceses, e, é muito enfático, já aduzia ao Potengi (Rio Grande). É importante lembrar. – Que Refoles foi o primeiro nome do bairro do Alecrim perdurando até o final do quarto quartel do século vinte. Dia 4 de agosto, 15h 47min. de 2011, completa exatos CCCXXXIV de aniversário. (334 ANOS).

  2. AINDA COMPLEMENTANDO:

    … Ai vai a legitima data de nascimento do bairro hoje chamado, primitivo “Alecrim” E não esquecendo que aquele 23 de outubro de 1911, A INTENDÊNCIA MUNICIPAL DO NATAL – Resolve: Artigo 1º É criado o Bairro do Alecrim, desmembrando da cidade alta desta capital [sic]; daí é dado os seus limites. (…) Analisando o todo o processo o autor concluiu: – Obairro não foi criado nessa data, porque já existia como outras denominações tais quais: Refoles, Alto da Santa Cruz e/ou Cais do Sertão, esse último por um pequeno período popular; o nome primitivo, Refoles desde desua ocupação pelos franceses utilizavam o Porto do Refoles, corsário de Dieppe [França] já nos idos de 1586(8) proveniente da expulsão de Cabedelo [PB] alojaram-se as margens do Rio Grande [Potengi].
    – Portanto, é um grande erro essa comemoração do aniversário do Alecrim no dia 23 de outubro …
    Job Neto
    [pesquisador e historidar]

    É legitimo o fundo da verdade, abaixo escrita é resultado de muita averiguação e pesquisas.

    CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO ALECRIM

    ASPECTOS URBANOS DA CIDADE DO NATAL – PERÍODO DE 1614-1700

    04/08/1677 – Terras concedidas ao capitão PEDRO DA COSTA FALEIRO, sitas “no rio, fonte desta Cidade”. “Um alagadiço desaproveitado… desde da testada da Data do Vigrº Paulo da Costa Barros para baixo, tudo que se achar até o rio Salgado, com mais vinte braças de terra pelas ilhargas do dito alagadiço”, “começando da testada da Data que se deu ao Rev.º Vigrº Leonardo Tava de Melo, pelos mangues acima até o porto que chamam da Nau do Refoles, que poderão ter quatrocentas braças, pouco mais ou menos.”

    O Rio Salgado era o Potengi. O Porto de Refoles correspondia ao local, onde atualmente acha-se construída a Base Naval de Natal. A maior parte da terra ficava no presente bairro do Alecrim. (NA) (3)

    Esse capitão Pedro da Costa Faleiro tem uma vasta lista de serviços prestados a cidade do Natal, quem também nos dá noticias é o desembargador Vicente Lemos, (4)

    23 anos depois expulsão holandesa, depois da restauração da cidade, desenvolvimento urbano.
    Job Neto/2011
    contato:
    jobnetto@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *