12 DE MAIO, DIA DO ENFERMEIRO, É COMEMORADO EM HOSPITAIS DE NATAL

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Os hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) e Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) estão com programação especial em torno do Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio.

No Walfredo Gurgel as atividades acontecem entre os dias 11 e 13, sempre a partir das 8 horas, no auditório do hospital, com o I Simpósio de Enfermagem. Na abertura do evento os profissionais serão presenteados com uma apresentação do Coral Saúde em Canto, composto por funcionários do HMWG.

A coordenadora do Cerest, Sidneide Ferreira de Souza, irá apresentar a palestra “Saúde do Trabalhador no SUS”. Em seguida o fisioterapeuta Geraldo Pimentel vai falar sobre “Temáticas Motivacionais, Saúde do Trabalhador”. No turno da tarde, a partir das 15h, o fisioterapeuta Elielton Pedroza vai dar dicas sobre “Ergonometria – Postura Correta Durante Manuseio de Pacientes”. O ciclo de discussões segue até a sexta-feira (13), porém, sem exposições no turno da noite.

Para a assessora da direção de enfermagem, Cilane Cristina, os enfermeiros do Walfredo têm muito a comemorar:

“Mesmo com todas as nossas dificuldades, conseguimos dar resposta as demandas que chegam”.

Ainda segundo ela, “este será um momento em que a enfermagem poderá se integrar mais, aprender, discutir”.

O Simpósio é uma realização da Direção de Enfermagem em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), visando criar um maior vínculo entre seus profissionais e, ao mesmo tempo, discutir os últimos avanços no campo da enfermagem.

No Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) a Divisão de Enfermagem começou nesta terça-feira, dia 10, pela manhã, a Semana de Enfermagem, com realização de palestras, exposições e atividades interativas.

Hoje, a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente e Núcleo de Humanização do Hospital Onofre Lopes (HUOL), Maria da Guia Feliciano da Silva, proferiu a palestra “Registro de Enfermagem no Prontuário do Paciente: uma busca pela humanização do cuidado”.

Na manhã de amanhã, quarta-feira (11), os profissionais terão prática de Ginástica Laboral, palestra com a psicóloga Pollyanna Gê sobre “Relações Interpessoais e Valorização do Profissional de Enfermagem” e sobre “Aplicação de Terapias Complementares” com o enfermeiro Charles Augusto da S. Ataíde Junior.

O evento se encerra na quinta-feira (12) com as palestras “Doação Versus Transplante”, ministrada pela Coordenadora da Comissão de Transplante do HJPB, Maria Joilca Carvalho, e “Por que adoecemos?”, apresentada pela médica infectologista Maria da Guia.

Haverá ainda exposições das atividades de setores como Banco de Leite Humano, Programa de Internação Domiciliar (PID), Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Comissão de Transplante e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, além de uma ação voluntária de imunização para os funcionários.

Com Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *