5ª CAMINHADA HISTÓRICA DO NATAL TEM PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Posted by casciano in Comportamento, Cultura | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A 5º edição da Caminhada Histórica do Natal contará com shows dos artistas portiguares Romildo Soares e Sâmya Rafaela.

O evento será realizado neste dia 19 de novembro às 15h.

Partindo da praça André de Albuquerque o público segue em caminhada pelo centro histórico da cidade, conhecendo a história e cultura do Estado impressa em mais de 20 prédios e monumentos.

Ao final, os participantes poderão desfrutar da boa música.

A Caminhada Histórica do Natal conta com o incentivo da Lei Câmara Cascudo e é realizado pela Viva Promoções com o apoio da Cosern, Sehrs Natal Grande Hotel, Petrobras, Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Assembléia Legislativa, Inter TV Cabugi, Sebrae e Shopping Cidade Jardim.

ROMILDO SOARES

Com 30 anos de carreira, Romildo Soares esteve durante um tempo afastado da música.

Depois de alguns meses de distanciamento e muitos pedidos de retorno, esse potiguar de Alexandria volta à cena musical natalense com um cd só de músicas autorais.

Seu primeiro trabalho em estúdio, intitulado “+QImperfeito”, foi lançado em agosto deste ano com a parceria de outro músicos potiguares como Ivando Monte, Geraldo Carvalho, Yranh Barreto, Valéria Oliveira, Simona Talma, Erick Firmino e Babal.

Esse novo trabalho faz uma síntese da carreira de Romildo com coisas novas, mesclando o brega, o romântico e a MPB.

SÂMIA RAFAELA

Cantora desde os 15 anos de idade, Sâmya Rafaela iniciou sua carreira musical em uma banda de pop rock em Ceará – Mirim (sua cidade natal), onde permaneceu por 3 anos.

Até que em setembro de 2010, ela e seu marido uniram-se numa parceria.

Enquanto ela cantava, ele tocava violão e percussão.

Mais tarde, juntou-se à dupla, o guitarrista Emerson, e a partir de então, o trabalho da banda cresceu e vem sendo reconhecido pelo público potiguar.

Seu repertório reúne MPB, Pop Rock e Romântico nacional e internacional.

A cada edição, cerca de cinco mil pessoas partem da praça André de Albuquerque em caminhada pelo centro histórico da cidade.

Essa é uma oportunidade de observar de forma diferente monumentos da cidade, como o Memorial Câmara Cascudo, Solar Bela Vista, Capitania das Artes, Palácio da Cultura, entre outros, passando a reconhecê-los como a verdadeira memória da cultura potiguar.

Ao final, os participantes poderão desfrutar da boa música com shows dos artistas potiguares Romildo Soares e Sâmya Rafaela no Largo da Rua Chile.

Para participar os interessados devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a Casa do Bem e HATMO-RN, em troca da camiseta do evento.

As trocas estarão disponíveis a partir do dia 11, sexta-feira, na sede da Viva Promoções no Cidade jardim e no Extra do Midway.

A Caminhada Histórica do Natal conta com o incentivo da Lei Câmara Cascudo, realizado pela Viva Promoções com o apoio da Petrobras – Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Inter TV Cabugi, Sebrae e Shopping Cidade Jardim.

Caminhada Histórica ajuda instituições beneficentes de Natal

A 5ª edição da Caminhada Histórica do Natal além do objetivo cultural, consolida seu aspecto social com uma parceria com a Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte (Hatmo-RN) e Casa do Bem.

Assim como nas edições passadas, o evento é gratuito, mas conta com a doação de alimentos dos participantes que serão destinadas este ano as essas duas instituições.

A caminhada será realizada neste sábado, dia 19 de novembro a partir das 15h, partindo da praça André de Albuquerque.

De acordo com a diretora da Hatmo-RN, Suzana Ledenbour, a parceria é de muito valor para a instituição porque como eles hospedam pacientes para a assistência terapêutica, a demanda de alimentos é sempre grande.

“Esperamos que a população participe ativamente desse evento, não só pela questão cultural, mas pelo lado humanitário da Caminhada que deve ajudar bastante o tratamento de transplantados como abastecimento da nossa instituição”, disse a diretora.

Para o presidente da Casa do Bem, Flávio Rezende, é importante ser beneficiária desses alimentos principalmente porque eles são originários de um evento de caráter cultural.

“Ajudar as pessoas tendo como origem uma atividade do bem tem tudo a ver com nossa filosofia”, ressaltou Rezende.

Caminhada Histórica conscientiza sobre a doação de medula óssea

Durante a 5° Caminhada Histórica do Natal, voluntários da Hatmo- RN (Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte) estarão conscientizando sobre a importância da doação da medula óssea enquanto potiguares e turistas passeiam e observam os monumentos da cidade, como o Memorial Câmara Cascudo, Solar Bela Vista, Capitania das Artes, Palácio da Cultura, etc.

O evento será realizado neste sábado, dia 19 de novembro a partir das 15h, partindo da praça André de Albuquerque.

O objetivo da conscientização da Hatmo-RN é chamar a atenção da população para a falta de um doador compatível de Medula Óssea.

No Rio Grande do Norte quando a Hatmo chegou, contabilizavam apenas duas mil doações.

Hoje o Estado ocupa a terceira posição no Brasil em doação de medula óssea.

Apesar da melhora significativa, o cadastro de possíveis doadores ainda é muito necessário.

“Precisamos com urgência encontrar doadores compatíveis para os pacientes que sofrem na espera, porque devido a miscigenação da nossa região é muito difícil conseguir a compatibilidade de medulas. Para se ter uma noção desta dificuldade, a chance é de encontrar um doador compatível é de um para 100 mil pessoas”, ressaltou a diretora da Hatmo-RN, Suzana Ledenbour.

Ainda de acordo com ela, Além da conscientização, a instituição espera sensibilizar as pessoas durante o passeio para conquistar novos voluntários.

“Como nós somos responsáveis pela humanização, realizando a assistência terapêutica e psicológica dos pacientes, precisamos de voluntários para nos ajudar em todos os segmentos, não importa em que ele trabalhe ou seja especializado. Para nós, só importa a vontade de ajudar. É disso que precisamos”, disse Ledenbour.

Além de conscientizar a população durante a Caminhada Histórica a Hatmo-RN, juntamente com a Casa do Bem, serão beneficiadas com a doação dos alimentos pelos participantes do evento.

Para ajudar os interessados devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis, em troca da camiseta do evento.

As trocas estão disponíveis na sede da Viva Promoções no Shopping Cidade Jardim e no Extra do Shopping Midway Mall.

HATMO-RN

A HATMO-RN é constituída por pacientes que necessitam de transplante de medula óssea, seus familiares e voluntários de diversos setores.

A missão é apoiar os pacientes encaminhados para o transplante de medula óssea, desde o diagnóstico inicial até a finalização do seu tratamento, bem como seus familiares e centros de transplantes de medula óssea do RN. Oferecendo apoio emocional e social, desenvolvendo políticas públicas, projetos que tragam benefícios aos pacientes em tratamento e realizando campanhas para a conscientização da importância da doação de sangue, plaquetas e do cadastro como doador voluntário de medula óssea no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Sobre Transplante de Medula Óssea

Para ser um doador, o interessado deve ter entre 18 e 54 anos e ter um bom estado de saúde.

Com isso, é só se dirigir ao Hemonorte levando sua carteira de Identidade, o CPF e cadastrar-se como possível Doador de Medula Óssea.

O procedimento para a doação é feito com a retirada de cinco mililitros de sangue e o preenchimento de uma ficha. Se for encontrado um paciente compatível será feita a doação dos 10% das células mães da Medula Óssea retirada por aférese ou punção na região da bacia, que será recomposta em poucos dias.

Revista Histórica documenta símbolos da cultura potiguar

Os participantes da 5° edição da Caminhada Histórica do Natal terão acesso a Revista Histórica.

O exemplar conta com as explicações históricas dos 25 monumentos visitados durante o percurso e será distribuída gratuitamente.

O evento será realizado este sábado (19), a partir das 15h, saindo da praça Andre de Albuquerque.

“A revista é a realização de mais um sonho nosso de contribuir para o enriquecimento cultural de quem quer saber mais sobre o nosso Estado. Este é uma matéria simples mais completo que documenta a importância histórica dos principais símbolos históricos da capital potiguar”, disse Jarbas Filho.

Texto: Jeanny Damas e Lissa Solano.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *