A DECISÃO É DESCENTRALIZAR A ASSISTÊNCIA ÀS DST/AIDS NO RN

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Dentro da proposta de fortalecer a descentralização da assistência às pessoas que vivem com HIV/Aids no do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, Sesap-RN, e o Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais promoverão, no próximo dia 14 de julho, às 8h30, na sede da Sesap, uma reunião com secretários de saúde de sete municípios do Estado, com objetivo de discutir a celebração de convênios e repasses de recursos diretamente do Fundo Nacional de Saúde.

Participarão secretários dos municípios de Caicó, Macaíba, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, Parnamirim e Pau dos Ferros.

Na reunião serão discutidas as modalidades de repasse dos recursos financeiros da Portaria do Ministério da Saúde nº 2313, de 2002 (que institui o Incentivo de DST/Aids para estados, Distrito Federal e municípios), do  Fundo Estadual do RN para os fundos municipais, além dos critérios para a transferência dos recursos e os prazos e responsabilidades dos Entes públicos envolvidos.

Segundo a técnica do Programa Estadual de DST/Aids, Thaisa Lima, os municípios convidados já oferecem serviço ambulatorial e agora receberão mais um incentivo:

“O objetivo é garantir junto aos municípios o fortalecimento de suas responsabilidades na resposta à epidemia de DST/Aids, com garantia de qualidade na assistência e ações de promoção e prevenção”.

Para garantir o recebimento dos recursos as secretarias municipais de saúde deverão elaborar um planejamento da aplicação dos recursos.

O desenvolvimento das ações terá monitoramento permanente de técnicos do Programa Estadual de DST/Aids e da sociedade civil organizada.

Com Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *