AÇÕES PARA CONTROLE DA HANSENÍASE NO RIO GRANDE DO NORTE

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da equipe técnica do Programa Estadual de Controle de Hanseníase, tem promovido diversas ações de qualificação dos profissionais de saúde, visando a garantia da qualidade da assistência ao paciente portador da doença, além de realizar supervisões nas Regionais de saúde, com o objetivo de acompanhar as ações inerentes ao programa de Hanseníase.

No ano de 2011 foram realizados cursos de Clínica em Hanseníase e de Prevenção de Incapacidades em Hanseníase, envolvendo cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Além de coordenar campanhas municipais de Hanseníase, o Programa Estadual participou de reuniões de articulação com os filhos de ex-internos do Hospital Colônia São Francisco de Assis e MOHAN, no educandário Osvaldo Cruz e na Assembléia Legislativa do RN.

O estudo Saúde Brasil 2010, publicado pelo Ministério da Saúde durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que acontece até esta quinta-feira (03), em Brasília (DF), aponta redução do número de casos de hanseníase no Brasil.

De acordo com o Saúde Brasil 2010, o número de casos de hanseníase no Brasil caiu 31,5% no período de 2001 a 2010.

Em todo o País o coeficiente de detecção para o mesmo período foi de 18,2 por 100 mil habitantes.

No Rio Grande do Norte (RN), no ano de 2010, 260 pessoas foram diagnosticadas com a doença, contabilizando um coeficiente de detecção de 8,21 por 100 mil habitantes no mesmo ano.

A oferta de tratamento das unidades públicas de saúde e o esforço dos profissionais de saúde da rede básica e dos centros de referência são apontados como fatores para a redução do número de novos casos.

Texto: Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *