AGENTES DE SAÚDE EM LUTA POR DIREITOS EM NATAL E PARNAMIRIM

Posted by casciano in Cidades | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

Depois de 4 dias em greve, os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Parnamirim, após reunião com Chefe de Gabinete do Prefeito, jornalista Márcio Cesar e outras autoridades municipais com representantes do Sindicato dos Agentes de Saúde, Cosmo Mariz e Michael Borges, foi apresentada uma proposta para que a categoria suspendesse a greve provisoriamente.

PROPOSTA:

1. AUMENTO SALARIAL – A Gestão propôs uma reunião para dia 31/08/2011, discutir o reajuste salarial. Segundo a gestão, a prefeitura não poderia dar nenhum reajuste agora, por causa do limite prudencial que se encontra acima do permitido.

2. MUDANÇA DE REGIME DE CLT PARA ESTATUTÁRIO – O compromisso da Prefeitura é de até sexta (08/07), enviar o projeto de lei à Câmara de Vereadores, bem como, de articular uma sessão extraordinária para votar o PL;

3. FARDAMENTO E EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI – Segundo a SMS, a compra dos materiais já estava em andamento e até dia 30/08/2011, será feita a entrega de tudo;

4. FORNECIMENTO DE VALE REFEIÇÃO – Será fornecido aos agentes de endemias e comunitários, um vale alimentação por dia de trabalho, equivalente a R$ 8,00, aceito na rede de restaurante de Parnamirim. Como muitos terão que se deslocar para restaurantes distantes, ficará mantido o pagamento do vale-transporte integral;

5. FALTAS DA GREVE – Se a greve fosse suspensa provisoriamente, todas as faltas da greve seriam abonadas, inclusive os dias de assembléias.

Após a reunião, a proposta foi apresentada a categoria, que depois de consultada, decidiu por maioria, acatar e voltar a trabalhar a partir de hoje, com exceção dos que não dispõe de fardamento, que darão expediente interno.

Hoje o Sindicato vai notificar a Prefeitura oficialmente sobre a aceitação da proposta e alertar que não admitirá descumprimento de acordo, como ocorreu em Natal.

O Sindicato também não abre mão da implantação imediata do anuênio no contracheque dos agentes, logo após a sanção da lei da mudança do regime.

Positiva, essa negociação, principalmente porque os agentes terão a tão sonhada estabilidade, incluindo a contagem do tempo de serviço já prestado ao Município de Parnamirim, para todos os efeitos como estatutários.

NATAL

No dia 20 de maio de 2011, os agentes de Endemias de Natal, reuniram-se em assembleia e deliberaram pela suspensão da greve por 72 horas, nesse intervalo, receberam a proposta da Prefeitura de Natal de pagar R$ 10,00 de auxilio alimentação em pecúnia, a ser repassado até o ultimo dia de pagamento do mês de junho.

Como havia sido feito um acordo resolvemos aguardar, mas depois de confirmado que não seria pago o auxilio, foi votado dia 27/06/2011, um novo indicativo de greve, que culminou na sua deflagração nesta segunda feira (04-07-2011).

Hoje, representantes do Sindicato se reúnem com representantes da Prefeitura de Natal, para analisar como está o andamento do pagamento do auxilio, e consequentemente discutir o cortar o ponto dos dias não trabalhados.

Com Cosmo Mariz.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *