AMANHÃ O ESCRITOR PABLO CAPISTRANO LANÇA A SUA “SIMPLES FILOSOFIA”, DA EDITORA ROCCO

Posted by casciano in Cultura | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Novo livro do professor e escritor Pablo Capistrano fala sobre a história da filosofia em 47 crônicas de jornal. A obra será lançada amanhã, sábado, dia 07, na Livraria Siciliano do Midway Mall, a partir das 19h.

ConvitePablo

Reunindo 47 crônicas publicadas a partir de 2007 no Jornal de Hoje e no Diário de Natal, o livro Simples filosofia traça um painel da formação do pensamento filosófico ocidental desde as cidades-estado gregas da antiguidade até a Europa do século XX.

Com um texto leve e coloquial, Pablo Capistrano traduz para o leitor a formação e os fundamentos das principais escolas de filosofia do Ocidente, como o platonismo, o epicurismo e o estoicismo, e esclarece as origens de algumas áreas da filosofia prática, como a metafísica e a ética.

Em crônicas concisas e saborosas, o autor mostra que é possível falar com simplicidade de coisas profundas e convida o leitor para uma viagem fascinante da qual dificilmente se sai sem ser tocado por suas reflexões.

Em suas crônicas, Capistrano explica como o foco do pensamento filosófico predominante em diferentes períodos históricos aproximou a filosofia ora da física e da matemática, ora da ética, ora do que se convencionou chamar “metafísica” e da religiosidade, até o surgimento da linguística.

Seus textos mostram as semelhanças entre o pensamento religioso antigo e a filosofia, que levaram os primeiros cristãos que desembarcaram na Grécia a serem confundidos com seguidores de uma escola filosófica, e os debates entre pensadores como Martin Heidegger, que se dedicou a desmistificar a filosofia, e Ludwig Witgenstein, cujo esforço se concentrava em “tentar encontrar um único problema filosófico que valesse a pena ser pensado”.

Recorrendo a exemplos e analogias contemporâneas, o autor explica os principais conceitos propostos por nomes como Friedrich Nietzche, Arthur Schopenhauer, Soren Kierkegaard, Sócrates, Aristóteles, Bertrand Russel e Immanuel Kant.

Além disso, Capistrano apresenta ao leitor filósofos cujas obras influenciaram diversos outros que os sucederam, contribuindo para a formação do pensamento ocidental, mas que acabaram obscurecidos pelos autores mais populares.

Entre eles, o medieval Aeropagita, conhecido como o pseudo Dionísio; Hipatia de Alexandria; Pico della Mirandola e os pensadores Ibn Rushid ou Averrois e Moisés de Maimonides, respectivamente muçulmano e judeu sefardita da Península Ibérica durante a ocupação turco-otomana, responsáveis por um renascimento cultural que antecedeu a própria Renascença.

Em Simples filosofia, Capistrano busca trazer a filosofia do campo conceitual para o mundo cotidiano e demonstra os impactos do pensamento filosófico na alma humana, por meio de obras como as Cartas Consolatórias, de Sêneca; no pensamento científico, com Renée Descartes; na compreensão da história, do mundo e da própria religiosidade, com Hegel; e sobre a política e a economia, ajudando a definir a história do século XX, através da obra de Karl Marx.

E, de certa forma, ao abordar o nascimento, ascensão, morte e renascimento da filosofia ocidental, a coletânea ganha também uma conotação narrativa, podendo ser lida como um épico clássico, uma tragédia renascentista ou uma construção mais moderna e fragmentária, sempre provocando a reflexão e alimentando o prazer da leitura.

 Sobre ao autor – Simples filosofia é o quarto livro do filósofo e professor de filosofia e sociologia Pablo Capistrano, formado em Filosofia e Direito, com mestrado em metafísica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O autor, que já integrou o grupo cultural Sótão 277, que reunia teatro, literatura e poesia, e publicou crônicas em jornais como Jornal de Hoje e Diário de Natal, colabora atualmente com o site Diginet, onde escreve sobre filosofia, e dá aula no IFRN.

Colaboração especial da Assessoria de Imprensa da Livraria Siciliano.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *