ÂNGELA PAIVA, FÁTIMA BEZERRA, CIPRIANO MAIA E GUSTAVO COELHO PRA RESGATAR HISTÓRIA DA ANTIGA FACULDADE DE DIREITO

Posted by casciano in Notas | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O negócio é lutar para transformar o belíssimo prédio da Ribeira, num espaço de cidadania.

“A contribuição da deputada Fátima Bezerra será fundamental para a realização do projeto de transformar o antigo prédio da Faculdade de Direito em um espaço da cidadania, cultura e dos direitos humanos. Fátima será a nossa ponte junto ao Governo Federal na captação de recursos”, destacou a reitora da UFRN, Ângela Paiva, durante visita realizada na última sexta-feira, ao prédio histórico, localizado na Ribeira.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT), que esteve no prédio acompanhando a visita, mostrou-se entusiasmada com o projeto e garantiu que vai bater de porta em porta para que o espaço seja revitalizado.

“Assumo o compromisso com a UFRN para fazer a ponte junto ao Governo Federal. O ideal é que a gente consiga empenhar recursos ainda este ano para que as obras sejam, de fato, iniciadas em 2013. Já estou imaginando esse prédio vivo novamente, funcionando com todo o gás”, disse.

Segundo a Reitora, existe na UFRN uma carência de prédios próprios para que as atividades de extensão sejam realizadas, por isso a necessidade da criação de novos espaços.

“Hoje temos que alugar imóveis para que os projetos sejam desenvolvidos. Faz parte da política encampada pela universidade focar na qualificação técnica e na formação da cidadania”, explicou Ângela.

Pertencente a UFRN, o prédio da Faculdade de Direito é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O espaço também abrigou a sede da Escola Normal de Natal.

A UFRN pretende instalar o Centro de Referência dos Direitos Humanos e o Museu do Advogado, além de desenvolver projetos ligados ao universo da cultura.

“Aqui será desenvolvido o maior projeto de extensão da UFRN”, afirma a Reitora.

“Não tenho a menor dúvida que esse espaço será tomado pela diversidade cultural do nosso Rio Grande do Norte. Será um campo de muita interação social. A revitalização desse prédio vai contribuir também com a revitalização da Ribeira. Um grande avanço”, acredita Fátima.

Participaram da visita o Pró-Reitor de Extensão Universitária, Cipriano Maia e o superintendente de Infraestrutura da UFRN, o engenheiro Gustavo Coelho.

UM CENTRO CULTURAL BNB PODE CHEGAR À PRAÇA PADRE JOÃO MARIA

O Presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Jurandir Santiago, comunicou á deputada Fátima Bezerra que o BNB vai atender, parcialmente, o seu requerimento e deverá instalar duas  novas agências do banco no Rio Grande do Norte.

Uma na Zona Norte de Natal e outra no município de João Câmara.

A deputada comemorou o anúncio ressaltando o quanto essa medida vai  beneficiar  a população dessas duas regiões do estado.

“Uma agência do BNB em João Câmara vai atender a região do Mato Grande, beneficiando  aproximadamente 150 mil pessoas, sendo que mais da metade residem nas áreas rurais e têm na agricultura familiar sua principal base econômica”.

No requerimento apresentado, a deputada argumentou que uma agência do Banco na Zona Norte de Natal irá cumprir um papel determinante para o desenvolvimento da região.

“A instalação do BNB irá cumprir um importante papel de fomento ao desenvolvimento econômico da região. Hoje, a Zona Norte é a região que mais cresce na cidade, levando-se em consideração a proximidade com os municípios de Ceará-Mirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, onde estão instaladas a maioria das indústrias da Região Metropolitana”.

O banco ainda não definiu o prazo para a entrada em funcionamento das agências, mas adianta que providências nesse sentido já estão sendo tomadas.

Outra importante informação repassada por Jurandir Santiago foi a confirmação da instalação, até o inicio de 2013, do Centro Cultural BNB, que funcionará na agência localizada na Praça Padre João Maria, no Centro da Cidade.

Para a deputada, a conquista desse Centro Cultural representa a inserção de  Natal em um espaço de qualidade para a divulgação da cultura.

“Natal ganhará um espaço de qualidade para apresentações artísticas, tanto de artistas locais quanto de nomes renomados da nossa cultura nacional. Além disso, esse será um espaço de incentivo ao lazer cultural, promovendo um intercâmbio de idéias que muito irá contribuir para a formação de indivíduos mais conscientes de seu papel na sociedade”, disse.

São iniciativas como essas que caracterizam o perfil do governo do PT que o Brasil vem experimentando e aprovando desde janeiro de 2003, com o presidente Lula, continuado pela Presidenta Dilma.

A expansão dos bancos públicos como fomentadores de desenvolvimento econômico e social, ao invés de constantes ameaças de privatização, é um dos pontos que a população identifica como diferença dos governos passados.

Esse é um governo que tem preocupação com o desenvolvimento regional, com a geração de empregos, o incentivo à cultura e principalmente com a inclusão social.

Texto: Heldon Simões, Pedro Filgueira e Andréa Magalhães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *