APICULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE É A QUARTA EM EXPORTAÇÃO NO BRASIL

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comment

A melhoria no manejo do mel e as adequações ao mercado externo colocaram o Rio Grande do Norte em destaque no último balanço de exportações do produto apresentado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e o Ministério do Desenvolvimento da indústria e Comércio (MDIC).

O estado ocupa a quarta posição entre os exportadores do País nas estatísticas de maio, com um total de 209 mil quilos de mel. Em abril passado as exportações potiguares ocupavam a sétima colocação. Este valor equivale a uma receita de US$ 632 mil dólares.

O Rio Grande do Norte ficou atrás apenas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, e Piauí, que ocupam, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiros lugares no ranking de exportações, segundo o balanço de maio.

As condições climáticas apresentadas no período também possuem influência direta na elevação da quantidade de mel enviada ao mercado externo.

As chuvas favorecem floradas mais intensas e duradouras, que refletem numa maior produção, assim como na melhoria da qualidade do mel produzido.

Une-se a estes fatores os investimentos em capacitação dos apicultores e aplicação de técnicas inovadoras nas colméias, como o melhoramento das abelhas com vistas ao aumento da produção.

“Após capacitar mais de cinco mil apicultores em todas as regiões do Estado, estamos trabalhando agora em técnicas que garantam o aprimoramento, a qualidade e o aumento na produtividade de mel. Estas ações vão permitir que a apicultura do Rio Grande do Norte continue conquistando espaço no mercado interno e externo”, assegura o gestor de Apicultura do Sebrae/RN, Lecy Gadelha.

O mel produzido no estado segue, principalmente, para a Europa e Estados Unidos.

Entre as regiões potiguares que mais se destacam na produção de mel está a Região Oeste, com destaque para os municípios da Chapada do Apodi. A Região do Mato Grande, que possui grande potencial a ser explorado, e o Alto Oeste Potiguar também figuram entre as mais produtivas regiões do Estado.

Com Sandra Monteiro.

Compartilhe

One Response to APICULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE É A QUARTA EM EXPORTAÇÃO NO BRASIL

  1. Luiz Carlos says:

    A apicultura do RN com a equipe do SEBRAE-RN a frente e seus parceiros (campo e instituições) estão de parabens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *