APRENDENDO A PREVENIR ACIDENTES

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

RN realizará curso de prevenção de acidentes envolvendo crianças e adolescentes.

Os acidentes, ou lesões não intencionais, representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil.

No total, cerca de 4,8 mil crianças morrem e 119 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública.

A boa notícia é que 90% desses acidentes podem ser evitados, com ações de prevenção, que envolvem mudança de comportamento e implementação de políticas públicas.

A fim de mudar essa realidade, o Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-RN), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), em parceria com a ONG CRIANÇA SEGURA, que atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, presente em 20 países e que fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger, estará promovendo nos dias 11 e 12 de abril de 2012, na Escola Estadual Edgar Barbosa, em Natal, um curso de capacitação aos servidores estaduais, preferencialmente aos agentes de segurança pública, com o objetivo de sensibilizar e formar os profissionais para disseminarem a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos.

A oficina denominada CRIANÇA SEGURA tem o objetivo de levar aos servidores de diferentes áreas, informações sobre os acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos e as formas de prevenção, visando a multiplicação dessas ações, junto a crianças, adolescentes, outros profissionais, lideranças comunitárias e famílias.

Serão realizadas atividades em grupos, audiência de vídeos, leitura e discussão de textos e apresentação em power point.

Ao final, os participantes deverão elaborar um plano de ação, para multiplicar o conhecimento junto a sua comunidade e recebem um certificado de participação na oficina.

Sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada Estadual, da SESED, o curso de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes no RN contará ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), por meio da Escola de Governo.

As inscrições estão abertas para, no máximo, quarenta servidores públicos, até amanhã, dia 6 de março, pelo ggirn@rn.gov.br.

O servidor interessado deverá enviar por email o nome completo, matrícula, órgão em que atua, função e telefone de contato.

Texto: Tenente Christiano Couceiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *