APROVADO O PROJETO DO DEPUTADO HERMANO MORAIS QUE PROÍBE O ‘CHEQUE-CAUÇÃO’

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte aprovou o Projeto de Lei de autoria do deputado Hermano Morais (PMDB) que proíbe a cobrança de depósito prévio – o chamado “cheque-caução”, – para internações em clínicas ou hospitais da rede privada do Estado.

A iniciativa, que já é Lei no estado de São Paulo e no âmbito municipal de Natal, agora deverá ser ampliada para todo o RN.

De acordo com o autor do projeto, a cobrança fere os princípios defendidos pelo Código de Defesa do Consumidor, além de causar situações de constrangimento e colocar em risco a saúde e a própria vida da pessoa que necessita de atendimento.

“A cobrança de depósito prévio é uma prática abusiva e que fere os direitos do consumidor. Não podemos permitir que os cidadãos potiguares passem por esse tipo de constrangimento num momento tão delicado, que é uma internação hospitalar. Receber atendimento é um direito de qualquer cidadão, independente da instituição de saúde ser pública ou privada. A prioridade é a vida”, defendeu o deputado.

Ainda de acordo com o projeto, caso seja comprovada a exigência de depósito, a clínica ou hospital será obrigada a devolver em dobro o valor depositado ao responsável pela internação.

O descumprimento desta norma sujeitará o infrator a multa de dez mil UFIR’S e, em caso de reincidência, haverá acréscimo de 50% em nova multa a ser aplicada.

Texto: Gabriela Barreto. Foto: Ascom/AL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *