ASSU REALIZA A SUA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A prefeitura do Assú realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde no auditório da UERN de Assú, das 07h às 17h, tendo com tema “Todos usam o SUS”.

O evento reuniu representantes dos usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, prefeito Ivan Júnior, secretario Estadual de Saúde, médico Domício Arruda, auxiliares do Governo do Estado, vereadores do município e auxiliares da municipalidade.

Os debates foram focados nas questões e condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições analisando e elegendo proposituras orientadoras do sistema.

Foram eleitos 12 delegados, sendo seis representantes dos usuários, três representantes dos trabalhadores na Saúde e mais três representando os gestores.

Eles irão participar da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte nos dias 27, 28 e 29 de setembro, em Natal (RN), com o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e o eixo: “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.

A conferência foi aberta pela secretária de Saúde do Assú, Lucianny Edja, que ressaltou a importância do evento, valorizando o SUS, seus trabalhadores e usuários.

Domício Arruda, secretário Estadual de Saúde, citou as dificuldades e a necessidade de vencer os desafios, muitas vezes em razão do Governo Federal não se definir quanto ao percentual a ser por ele aplicado na saúde, enquanto os estados e municípios são legalmente obrigados aplicarem percentuais instituídos por Leis.

Citou os avanços da saúde no âmbito federal, estadual e municipal como as ações do SAMU do interior, dos PSFs (Programa de Saúde da Família) e da Rede Cegonha.

Finalizou afirmando a importância da 5ª Conferencia e dos temos propostos.

O prefeito de Assú, Ivan Júnior, falou da importância da conferência para o aperfeiçoamento dos trabalhos, das propostas focando sempre o melhoramento dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde e lembrou a importância da PEC 29 que regulamenta e assegura o repasse para estados e municípios, sem que a União tenha um percentual definido em repasse para a Saúde:

“Queremos implantar em nosso município um hospital destinado ao atendimento da mulher e uma clínica especializada em recuperação de usuários de drogas, por sabermos, todos, serem esses dois eixos fundamentais no equilíbrio da família açuense”, concluiu o prefeito.

Com Leonardo Sodré.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *