ATÉ O FINAL DO MÊS, SAMU METROPOLITANO DE NATAL TERÁ AMBULÂNCIAS COM UTI PEDIÁTRICA E NEONATAL

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU Metropolitano) passará a contar a partir do mês de junho com suporte avançado para remoção de crianças que precisem de atendimento especializado.

Dentro do Projeto Cegonha, do Ministério da Saúde (MS), aqui no RN também chamado de “Samuzinho”, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde Pública do RN (Sesap-RN), garantiu a liberação de duas ambulâncias com UTI Pediátrica e Neonatal para transporte de crianças de 0 a 8 anos.

O coordenador geral do SAMU Metropolitano, Luis Roberto Fonseca, informou que está assegurada pelo MS a aquisição de duas ambulâncias com UTI Pediátrica e Neonatal, sendo que a primeira atenderá a região Metropolitana de Natal e a segunda ficará sediada em Mossoró.

A previsão é de que as duas estejam realizando atendimento em meados do mês de junho.

O “Samuzinho” irá beneficiar pacientes do interior do Estado, de municípios que não contam com UTI Pediátrica e precisam de um transporte seguro e adequado para os centros de referência em Natal, além de poder realizar transferências entre hospitais da capital. A ambulância será montada com equipamentos específicos para este tipo de atendimento, como incubadora, respirador e berço-térmico. A equipe do SAMU Metropolitano está sendo capacitada para o atendimento.

Aprovado Projeto de Regionalização do SAMU

Em Brasília foi aprovado o Plano Estadual de Urgência e Emergência, que já havia sido votado em nível estadual pelo Conselho Estadual de Saúde. Com a aprovação do Plano, fica assegurado o Projeto de Regionalização do SAMU.

Segundo Luis Roberto Fonseca, na primeira fase de expansão será criado o SAMU Metropolitano Leste (que irá incluir os municípios de Canguaretama, Goianinha, Nova Cruz, Santo Antônio do Salto da Onça, João Câmara, Touros e Macau) e o SAMU Metropolitano Oeste (para atendimento aos municípios de Mossoró, Açu, Baraúnas, Caraúbas, Apodi, Pau dos Ferros, Areia Branca e São Miguel).

“Está prevista para o segundo semestre a inauguração do SAMU Seridó/Trairi, que terá sede em Caicó e irá atender, na primeira fase de implantação, os municípios de Currais Novos, Santa Cruz, Parelhas; estes três SAMU’s irão crescer e aos poucos irão englobar os demais municípios do Estado”, afirmou ele.

Com Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *