ATRASOS NO PAGAMENTO E NOVOS PROBLEMAS COM O PROGRAMA DO LEITE

Posted by casciano in Economia, Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Os produtores de leite do Rio Grande do Norte ainda esperam por boas notícias do governo com relação aos pagamentos do Programa do Leite.

Um desconforto que parece não sensibilizar os gestores do projeto.

Afinal, seis quinzenas estão atrasadas e nenhuma informação concreta sobre efetivação de pagamentos foi feita pela administração estadual.

O programa ainda terá que ser repensando com relação aos preços pagos pelo litro de leite.

Atualmente, os produtores do RN recebem 80 centavos pelo litro do produto.

Valor extremamente defasado com relação ao preço pago por indústrias.

A afirmação partiu de diversos produtores que procuraram a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) para explicar a situação enfrentada e o medo do fim do Programa do Leite no Estado.

Desatenção

De acordo com o presidente da instituição, José Álvares Vieira, essa situação merece um cuidado maior da governadora Rosalba Ciarlini:

“Espero que a governadora Rosalba esteja atenta ao clamor dos produtores. Não podemos mais fornecer para o Estado e ainda receber 80 centavos por litro de leite. É inadmissível e fora da realidade econômica”, ressaltou José Vieira.

Em recente reunião, o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (Sindleite/RN), Francisco Néri de Oliveira, debateu com o presidente da Faern, José Vieira, sobre alternativas que poderiam ser sugeridas ao Governo Estadual para enfrentar o problema.

Na visão das duas entidades, o projeto deverá ser reordenado para conseguir atingir todos os seus objetivos. Abaixo segue as propostas encaminhadas na reunião e que ainda esperam respostas do Governo Rosalba:

1. 80 centavos por litro de leite é o valor pago aos produtores pelo Governo. / 2. 90 centavos por litro de leite é a proposta formulada pela Faern e Sindleite. / 3. Pelo beneficiamento do produto o Governo paga 52 centavos atualmente. / 4. Na proposta da Faern e do Sindleite o valor pago deverá ser de 60 centavos pelo beneficiamento.

Texto: Leonardo Sodré.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *