AULA DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE NO ESTUÁRIO DO POTENGI

Posted by casciano in Cultura | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Aphotistas navegam pelo Estuário do Rio Potengi.

Mais de 60 aphotistas entre sócios, amigos e convidados, embarcaram no barco-escola Chama-Maré para navegar pelo Rio Potengi e conhecer a cidade por outro ângulo.

O passeio foi uma verdadeira aula de meio-ambiente e respeito ao estuário do Potengi dentro de um roteiro conduzido por uma equipe formada por alunos e professores dos cursos de Turismo, História e Biologia da Universidade Potiguar, além de um comandante e dois marinheiros que completava a tripulação.

“O Chama-Maré é uma estrutura flutuante que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental, voltado para uma visão crítica e reflexiva sobre questões ambientais do Rio Potengi”, explicou a professora Ana Neri.

O trajeto inclui as belas paisagens e cartões postais de Natal, com os professores se revezando no microfone, dando informações ambientais e históricas sobre a paisagem que está sendo fotografada.

Saindo do Iate Clube, o catamarã segue no sentido da Boca da Barra, passando pela Ponte Newton Navarro, Fortaleza dos Reis Magos, Redinha e Cemitério dos Ingleses.

O Chama-Maré segue em direção à Ponte de Igapó e volta pela Base Naval e Porto de Natal, passando pelo Canto do Mangue e Pedra do Rosário.

Esse percurso, é feito em cerca de 1h30.

Conforme Carla Belker, diretora de eventos da Aphoto, não foi cobrada taxas porque houve uma parceria entre o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) e a Aphoto para um passeio-aula no Potengi.

“Além de oportunizar lindas fotos, o passeio é uma forma de estimular o desenvolvimento de uma consciência ambiental com relação a esse importante patrimônio natural da cidade que é o Rio Potengi”, disse Carla.

Texto e fotos: Alex Gurgel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *