AUTOHEMOTERAPIA É DEBATIDA NO HOTEL PESTANA

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Autotransfusão de sangue será tema de evento.

O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) promove, nesta quarta-feira (28), no Hotel Pestana, em Natal, o I Workshop de Autotransfusão Intraoperatória.

O evento, que tem início às 19h, é destinado aos cirurgiões cardíacos, vasculares, ortopédicos (coluna, quadril e joelho), de transplante hepático e aos hematologistas.

O objetivo é sensibilizar a classe médica para o processo da autotransfusão que é realizado, à pedido do profissional, com equipamentos do Hemonorte. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3232-6703.

De acordo com Rodrigo Villar, diretor técnico do Hemonorte, a autotransfusão oferece inúmeros benefícios aos pacientes, como a diminuição de infecções e reações transfusionais e complicações pós-operatórias.

“Uma máquina aspira o sangue perdido durante a cirurgia, que é filtrado e reaproveitado como uma bolsa de hemácias”, explicou o diretor.

Com a realização deste processo também é possível equilibrar os estoques de sangue, já que o material é reaproveitado pelo próprio paciente.

O procedimento é realizado desde 2005 no Rio Grande do Norte.

O Hemonorte conta com uma equipe médica, 24 horas de plantão, preparada para atuar em qualquer unidade de saúde pública ou privada.

Atualmente a instituição dispõe de três máquinas para realização da autotransfusão.

“Queremos aumentar a nossa demanda, que atualmente é concentrada nas cirurgias cardíacas, para as outras cirurgias com grande perda de sangue, como as ortopédicas e vasculares”, afirmou Rodrigo Villar.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do I Workshop de Autotransfusão será às 19h, pelo diretor técnico do Hemonorte, Rodrigo Villar, seguido da médica Joana D’Arc Silva Ramos, coordenadora do setor de Autotransfusão do Hemonorte que falará sobre o sobre o “Panorama da Autotransfusão Intraoperatória no RN”.

O diretor do Banco de Sangue do Hospital do Coração de São Paulo, Sérgio Vieira, falará sobre “Experiência e Importância da Recuperação de Sangue Intraoperatória em Cirurgia Cardíaca” e Christian Chlela, do Grupo Sorin, fará palestra sobre “Electa Concept: O novo conceito de Autotransfusão”.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *