BANCO MUNICIPAL DE EMPREGOS É UMA BOA IDÉIA

Posted by casciano in Cidades, Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Guamaré terá Banco Municipal de Empregos.

A fim de facilitar ainda mais o acesso da população ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Guamaré planeja instalar no município uma iniciativa pioneira.

Segundo o secretário municipal de Indústria e Capacitação, José Carlos Nunes de Oliveira, o projeto do Banco Municipal de Empregos de Guamaré já foi aprovado pelo prefeito em exercício, Emilson de Borba Cunha, e está sendo desenvolvido pela Secretaria para ser instalado ainda este ano.

O Banco Municipal de Empregos funcionará como um banco de dados, que será alimentado pela Secretaria de Indústria e Capacitação de Guamaré.

Essa rede virtual vai ligar profissionais e empresas de todo o Estado e do país (o Município fará conexão com outras regiões), facilitando o contato entre as partes.

Os trabalhadores de Guamaré poderão cadastrar seus currículos gratuitamente.

A Secretaria prestará também outros serviços a partir do banco de dados, como orientação trabalhista e o encaminhamento para cursos de capacitação.

“A partir dessa ferramenta, passaremos a ter uma real situação empregatícia da cidade, favorecendo a elaboração de políticas públicas. Passaremos a saber ainda a demanda de mão de obra das empresas que procurarem esse serviço”, explicou o secretário.

Todavia, o Banco de Empregos não é a única ação para a geração de trabalho.

O Município investe também na capacitação da população.

Desde 2009, 1.178 pessoas foram capacitadas por cursos custeados pela Prefeitura. Dentre as modalidades, Inclusão Digital, Eletricista, Segurança do Trabalho, Caldereiro e Soldador.

Segundo o secretário José Carlos, a instituição escolhida para ministrar os cursos foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), devido à competência reconhecida nacionalmente e por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos.

Outro projeto em fase de desenvolvimento é o curso de atendimento ao público voltado especialmente aos servidores do Município.

Uma segunda fase do projeto incluirá a rede de comércio da cidade.

A expectativa é de que a primeira fase comece em abril, após o processo de contratação do Senai.

Ainda no planejamento para este primeiro semestre, estão oficinas para profissionais do setor de panificação e curso para capacitação na área de Petróleo e Gás.

De acordo com José Carlos, a Prefeitura planeja uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) para a realização de cursos de capacitação dos empreendedores locais.

O secretário negocia trazer ações do Sebrae que incentivem a formalização dos micro e pequenos empresários, além das linhas de créditos para o setor.

Texto: Marcos Alexandre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *