BIOMA CAATINGA POTIGUAR EM DEBATE

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comment

Federação da Agricultura e Pecuária participa da 1ª Conferência Regional do Bioma Caatinga.

Nesta quarta-feira, 15, a partir das 08h, será promovida a “Oficina Bioma Caatinga Potiguar”, no Auditório do CTGás, em Natal.

O evento, aberto ao público, foi desenvolvido pela Comissão Bioma Caatinga Potiguar, criada a partir da Pré-Conferência Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga.

No evento, haverá palestras, oficinas e debates, que serão divididos em vários temas.

Entre eles, estão às discussões sobre a recuperação das áreas degradadas e bacias hidrográficas, manejo sustentável da caatinga e energias renováveis.

No encontro, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), enviará o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes, César Militão, como representante da Instituição no evento.

“Será uma oportunidade para discutirmos com maior profundidade essa questão do Bioma. A Faern participará da conferência e fará parte da coordenação dos trabalhos. Acredito que nossa colaboração ajudará no resultado final dos debates”, ressaltou César Militão.

A partir destas oficinas será elaborado um documento formalizando os compromissos a serem assumidos pelos governos e demais setores da sociedade para a promoção do desenvolvimento sustentável desse Bioma.

Tal proposta, intitulada “Declaração da Caatinga”, é uma iniciativa do Instituto de Difusão Social do Conhecimento – Instituto Nordeste XXI, e tem a coordenação do Banco do Nordeste do Brasil, com a participação de representantes de diversos setores da sociedade (governo, poder legislativo, terceiro setor, privado, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa), e deverá ser enviada à organização da Conferência Rio + 20.

Em junho o Brasil sediará a Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver.

O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92.

Um dos temas-chave da Rio+20 serão as fontes limpas e renováveis de energia, que enfrentam obstáculos para ganharem o espaço dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial.

“Por tudo isso. Pela variedade de temas e a sua importância mundial, a Federação da Agricultura não poderia deixar de participar das mesas de debate da I Conferência Regional do Bioma Caatinga, que apontará novos dados para a Rio +20”, finalizou o presidente da Faern, José Álvares Vieira.

Serviço:

Oficina Bioma Caatinga Potiguar

15/02/2012 – quarta-feira

Auditório do CTGás – Avenida Capitão Mor Gouveia, 1480, Lagoa Nova

Das 08h00 às 17h30

PROGRAMAÇÃO

CREDENCIAMENTO / APRESENTAÇÃO CULTURAL 08h00 30min

ABERTURA DA REUNIÃO BNB, Instituto Nordeste XXI, SEMARH, Procuradoria Geral do Estado e Assembléia Legislativa do RN. 08h30 – 20min.

HISTÓRICO SOBRE AS DISCUSSÕES DA TEMÁTICA NO ESTADO A PARTIR DA PRÉ-CONFERÊNCIA ESTADUAL DO BIOMA CAATINGA. Marco Antonio Araujo Vieira – Gerente Executivo da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste – RN. 08h50 – 15min.

PALESTRA DE ABERTURA SOBRE O BIOMA CAATINGA BRASIL. Francisco Campelo – Diretor Nacional do Combate à Desertificação. 09h05 – 40min.

PALESTRA SOBRE O BIOMA CAATINGA POTIGUAR. Benedito Vasconcelos – UFERSA. 09h45 – 40min.

Cafezinho 10h25 – 15min.

PROGRAMA DE AÇÃO ESTADUAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DA SECA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – PAE/RN. Josivan Moreno – Consultor da SEMARH. 10h40 – 40min.

MESA REDONDA. Mediadora, Marjorie Madruga – PGE. 11h20 – 40mim.

ALMOÇO. 12h00 – 13h30.

APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE CHORINHO DO SESC-RN. 13h30 – 20min.

PALESTRA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O BIOMA CAATINGA. João Artur Soccal Seyffarth – Analista Ambiental do MMA. 13h50 – 40min.

OFICINAS TEMÁTICAS E DEBATES. Ramiro Camacho (UERN) e Marília Estevão (IFRN) – Coordenadores das oficinas e debates. 14h30 – 30min.

REALIZAÇÃO DAS OFICINAS TEMÁTICAS. 1) Energias Renováveis – Geraldo Pinto – Coordenador. 2) Manejo Sustentável da Caatinga – Newton Barcellos/Leonel Generoso – Coordenadores. 3) Recuperação de áreas degradadas – Ramiro Camacho – Coordenador. 4) Bacias hidrográficas – Josemá Azevedo – Coordenador. 15h00 – 01h.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS GRUPOS (15 minutos para cada grupo) 16h00 – 01h.

APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO DO BIOMA CAATINGA POTIGUAR. 17h00 – 30min.

ENCERRAMENTO. 17h30

Texto: Paulo Correia.

One Response to BIOMA CAATINGA POTIGUAR EM DEBATE

  1. vitor says:

    Eu sou uma criança, mas pra ajudar a caatinga, eu ajudo, ok? Eu gosto da natureza,
    ok? Eu amo o meio ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *