BOMBEIROS INICIAM ‘CAMPANHA PRAIA SEGURA’ NESTE SÁBADO

Posted by casciano in Comportamento, Polícia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte se prepara para realizar uma das mais efetivas ações de segurança contra afogamentos já realizadas no litoral potiguar nos últimos anos.

Além de contar com 90 guarda vidas ostensivos no litoral, barragens e açudes do RN, sendo 60 na região metropolitana, 20 em Tibau do Norte (oeste potiguar) e 10 de Caicó (seridó), os bombeiros ainda foram em busca de parcerias para realizarem a “Campanha Praia Segura” que irá reforçar as ações da Operação Verão já em desenvolvimento pela instituição.

A Campanha que tem por objetivo orientar turistas e veranistas quanto aos cuidados a serem observados no verão, a fim de garantir mais segurança nas praias, contou com a adesão da Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha Brasileira, SAMU, Sejuc, Emater, Idema, Caern, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Seel, entre outros órgãos públicos.

A ação será realizada nos dias 7, 8, 14, 21 e 28 de janeiro e 4, 11, 18 e 19 de fevereiro de 2012, das 7 às 13 horas, em três atividades distintas, sendo elas: Blitz Educativas, Turista Legal e Criança a Vista.

Na primeira ação os bombeiros estarão em três bases fixas, sendo uma no distrito de Pium, em Parnamirim, outra em Estivas, município de Extremoz, e a terceira na via de acesso ao município de Tibau do Norte, na região oeste do estado, realizando a abordagem de veículos que estiverem se deslocando para o litoral. Esta ação contará com agentes da PRF, CPRE, SAMU, Cruz Vermelha, além dos bombeiros.

“As blitz desenvolvidas pela Campanha Praia Segura não terão o objetivo de multar e sim orientar os condutores quanto aos cuidados a serem tomados para evitar acidentes nas estradas e praias. Nesta ação, serão distribuídos 60 mil folders com dicas de prevenção. A meta inicial da campanha é abordar cerca de cinco mil carros através das blitz educativas no estado”, disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Na ação turista legal, uma equipe formada por bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha estarão visitando hotéis, pousadas, restaurantes, rodoviária e aeroporto, mantendo um contato direto com o turista que busca o RN para descansar nesta estação.

O objetivo é alertar o turista quanto às praias mais seguras e as com maior risco de afogamentos de forma a evitar que eles, por desconhecerem a orla, sejam pegos de surpresas pelas correntes marítimas, comuns no litoral potiguar.

“Nesta ação estaremos focando não só o turista internacional e nacional, mas também os que vêm do interior para a capital”, disse o Coronel Dantas.

Já a ação Criança a Vista será uma das mais inovadoras em solo potiguar durante o verão. Nesta fase, está prevista a distribuição de dez mil pulseiras de identificação para crianças e idosos, de forma a garantir uma rápida localização destes em caso de perdas.

As pulseiras, além de trazerem informações importantes, tais como, o nome da criança e do responsável e um telefone de contato, ainda foi feito com material resistente à água sendo de fácil fixação.

“Também estaremos utilizando as pulseiras para atrair a criançada para perto dos guardas vidas, uma vez que se tornarão um atrativo bem interessante para elas. Com essa aproximação, buscaremos orientá-las criando um laço de afetividade e compromisso com as dicas do nosso guarda vida”, conclui o comandante dos bombeiros.

Texto: Tenente Christiano Couceiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *