CAI O NÚMERO DE LEITORES DE LIVROS PER CAPITA NO BRASIL

Posted by casciano in Cultura, Educação, Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Pesquisa demonstra que professores são os que mais incentivam a leitura no Brasil

Por iniciativa dos deputados Fátima Bezerra e Artur Bruno foi realizada na última quinta-feira (29) no plenário da Comissão de Educação e Cultura audiência pública para divulgação dos resultados da terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Estiveram presentes á audiência a ministra da Cultura Ana de Hollanda, o presidente da Comissão,  Newton Lima, Karine Pansa, Presidente do Instituto Pró-Livro, Fernando Zapata,  Diretor Geral do Centro Regional para el Fomento del Libro em America Latina y Caribe- CERLALC/UNESCO e Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional,  além de outras autoridades e diversos parlamentares.

A pesquisa, realizada em julho de 2011 e que ouviu 5.012 pessoas em 315 municípios em todos os estados brasileiros, fez um estudo detalhado sobre o comportamento do leitor brasileiro identificando, dentre outros aspectos, as preferências e motivações do leitor e as barreiras para o crescimento da leitura de livros no Brasil.

Alguns dado chamaram a atenção como, por exemplo, a diminuição em 5% do número de leitores brasileiros, se comparado com o ano de 2007.

A boa notícia é que a região Nordeste é a exceção, onde o número de leitores se manteve estável, fato explicado pelo grande número de pessoas estudando atualmente.

Para a deputada Fátima, que também é coordenadora da Frente Parlamentar da Leitura e do Livro, a pesquisa trouxe dados preciosos que irão ajudar a fundamentar ações voltadas para a questão do livro e da leitura.

Ainda segundo Fátima, a divulgação de que os professores são hoje os grandes responsáveis pelo formação de novos leitores foi recebida com muita satisfação.

“Apesar da pesquisa mostrar que metade da população brasileira nunca comprou um livro, ela também traz um dado muito animador. Hoje quem mais lê livros é quem está na escola e exatamente os professores são os maiores incentivadores da leitura, o que demonstra o quanto precisamos avançar na implementação de políticas públicas como a modernização das bibliotecas, criação de agentes e pontos de leitura, para que dessa forma a gente possa dar passos largos no sentido do Brasil se tornar um país de leitores”, conclui.

Texto: Andréa Magalhães e Pedro Filgueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *