CAICÓ VAI SEDIAR O FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO DA SESAP

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A IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV Ursap), sediada em Caicó, realizará nesta segunda-feira (26), o Fórum Regional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS, reunindo gestores e servidores que trabalham diretamente com o acolhimento dos usuários.

O fórum contará a participação das consultoras do Ministério da Saúde para a região Nordeste, Sheyla Rodrigues e Marilene Wagner.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Acácia Cândido, o objetivo do fórum é fortalecer a prática do acolhimento no atendimento ao usuário que busca a rede de atenção do SUS, com base nos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH).

Além disso, explicou a coordenadora, “a importância do encontro está na visibilidade e integração de ações que acontecem de forma isolada, nas diversas regiões do Estado”.

Na ocasião, serão apresentadas experiências exitosas desenvolvidas nos municípios de Jardim de Piranhas e Cruzeta.

Tais experiências são fruto de trabalho realizado pela apoiadora e técnica da IV Ursap, Cordélia Araújo.

Com o tema “Humanizando a relação na produção do cuidado na saúde”, o projeto implementado em Cruzeta surgiu da necessidade de promover mudanças nas rotinas de trabalho e inclusão dos usuários no processo de gestão do SUS no município.

Como resultado, informou Cordélia Araújo, o acolhimento tornou-se mais qualificado e resolutivo, melhorando os indicadores de saúde do local e integrando os serviços da rede.

Outro ponto positivo, segundo ela, foi a institucionalização do monitoramento e da avaliação das ações.

Já o projeto referente a Jardim de Piranhas – com a temática “Humanização na saúde: uma estratégia de organização do cuidado” – teve o objetivo de desenvolver a intervenção institucional voltada aos aspectos da humanização.

Instituída em 2003, pelo Ministério da Saúde, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (Humaniza SUS), tem como objetivo humanizar as relações entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, para ofertar atendimento de qualidade na rede pública de saúde, articulando os avanços tecnológicos ao acolhimento, melhorando os ambientes de cuidado e as condições de trabalho dos profissionais.

Além disso, o Humaniza SUS disponibiliza dispositivos que contribuem para a redução do tempo de filas e de espera, com ampliação do acesso, atendimento acolhedor e resolutivo, baseado em critérios de risco, bem como para a implantação de um modelo de atenção com responsabilidade e vínculo.

Assim, os resultados obtidos são a garantia dos direitos dos usuários, a valorização do trabalho na saúde e uma gestão participativa nos serviços.

Texto: Kelly Barros.

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