CAMPANHA DA FRATERNIDADE CHEGA À ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Posted by casciano in Comportamento, Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Campanha da Fraternidade é tema de audiência pública na AL.

O tema deste ano é voltado para a Saúde Pública.

Por iniciativa do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizará audiência pública nesta sexta-feira (13), às 09h30, para debater sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública”.

A superlotação dos hospitais públicos, a falta de estrutura, de materiais básicos e de pessoal, além da necessidade urgente de instalação de leitos de UTI em todo o Estado são assuntos que deverão nortear os debates, entre vários outros.

Idealizada em parceria com a coordenação da Campanha da Fraternidade no RN – comandada pelo Padre Alcimário Ferreira –, a audiência contará com a participação de representantes das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, bem como dos conselhos Estadual e Municipal de Saúde, Ministério Público do Rio Grande do Norte e entidades ligadas ao tema, além de autoridades e membros da Igreja Católica no estado.

Para o deputado Hermano Morais, a saúde pública do RN clama por melhorias.

“Discutir a saúde pública é de extrema necessidade. Todos os dias acompanhamos relatos de problemas nessa área. Faltam vagas, faltam materiais de todos os tipos, faltam profissionais. Mas, acima de tudo, falta respeito com o cidadão. A saúde é um direito de todos e precisa ser tratada com a seriedade que merece”, justificou.

A Campanha da Fraternidade é um grande movimento realizado anualmente pela Igreja Católica no mundo todo.

No entanto, foi no Rio Grande do Norte que esta campanha foi realizada pela primeira vez, no ano de 1962. Em 1964, a Campanha da Fraternidade atingiu nível nacional, passando a ser promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde então, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma.

A Igreja propõe como tema da campanha deste ano A fraternidade e a Saúde Pública, e com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8).

Deseja assim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade.

Texto: Leonardo Sodré.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *