CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE TRABALHAM COM DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen) e a Coordenação Estadual do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN(Sesap-RN) realizam, hoje (06) e amanhã (07), na sede do Lacen, um Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Tuberculose.

A capacitação teórico-prática está sendo ministrada para um público de 40 profissionais da área de diagnóstico laboratorial de 20 municípios do Estado.

Segundo o diretor do Laboratório, Ralfo Cavalcanti, o objetivo do curso é capacitar profissionais para descentralizar o serviço e assim melhorar o acesso da população ao diagnóstico da doença. “Existe uma demanda reprimida no diagnóstico da tuberculose no Estado e a capacitação dos profissionais evitará que os pacientes residentes no interior precisem se deslocar até Natal”, disse o diretor.

Para a Coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Marta Santos, é preciso sensibilizar os profissionais quanto a alta incidência da doença. “Em 2010, 11.264 pessoas que apresentaram sintomas da tuberculose foram examinadas e, destas, 532 tiveram o diagnóstico positivo”.

Ela aponta o diagnóstico tardio como uma das principais causas de mortalidade pela tuberculose. “Precisamos capacitar profissionais e aumentar a oferta do diagnóstico nos municípios”, afirmou.

Com Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *