CARAVANAS DE PRODUTORES RURAIS DE 7 ESTADOS PARTICIPARÃO DA EXPOFRUIT 2011 EM MOSSORÓ

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Está confirmada a participação de grupos de produtores da Paraíba, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Bahia, e Pará, e de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Todos serão coordenados pelo Sebrae de cada Estado, recebendo assessoria técnica especializada.

A edição 2011 da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (EXPOFRUIT), que acontecerá no período de 8 a 10 deste mês de junho, reunirá, em Mossoró, produtores rurais de diversas regiões do País.

Caravanas de sete Estados, coordenadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) estaduais já confirmaram participação no evento.

Os grupos participarão de toda a programação da feira, com o objetivo de realizar negócios e aprimorar conhecimentos acerca de novas técnicas de produção.

Participarão da programação científica da Expofruit representantes dos estados da Paraíba, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Bahia, e Pará, e produtores de todas as regiões do Rio Grande do Norte, perfazendo mais de 300 produtores.

Além de expor os produtos característicos de cada região, os grupos terão acesso a minicursos, clínicas tecnológicas, rodadas de negócios, palestras e seminários realizados durante os três dias de feira.

Para o gestor de fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho, a integração entre os produtores das diversas regiões do País favorece o crescimento e fortalecimento da fruticultura, motivado, especialmente, pela troca de experiências exitosas:

“A vinda das caravanas proporciona momentos enriquecedores para a fruticultura. Os produtores têm a oportunidade de trocar experiências, e isso é muito positivo. Negócios são realizados e a fruticultura se fortalece”, avalia Marinho.

No período da Expofruit, os visitantes conhecerão o trabalho dos produtores de melão da Comunidade Pau Branco, que após conquistar a certificação em Comércio Justo (Fairtrade) passou a exportar melão para diversos países da Europa:

“Esse tipo de experiência motiva os demais produtores a buscarem aprimorar os conhecimentos e alternativas para melhorar a produção e comercialização de seus produtos”, acredita Franco.

A Expofruit, maior evento da fruticultura do Rio Grande do Norte, que traz como tema “A fruticultura sustentável deixa o mundo mais saudável” é realizada através de parceria entre o Sebrae-RN e o Comitê Executivo de Fitossanidade (COEX).

Com Sandra Monteiro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *