CASA DURVAL PAIVA CAPACITA PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTO JUVENIL

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Começam nesta quarta, 14/09, as capacitações em Diagnóstico Precoce do câncer infanto juvenil para os profissionais da saúde da cidade de Parnamirim.

As aulas ocorrerão no Centro Pastoral, no Cohabinal, das 8 às 12 e das 14 às 18h, sendo ministrada pelos profissionais da Casa Durval Paiva.

A ação também deverá chegar às cidades de Extremoz, Macaíba e Ceará-mirim, contanto com o patrocínio do Instituto Ronald McDonald.

Para esta edição do projeto está prevista a capacitação de 630 profissionais, sendo: Parnamirim –374, Extremoz – 45, Ceará-Mirim – 108 e Macaíba – 103, inscritos pelas Secretarias de Saúde dos municípios.

Segundo os especialistas, para o câncer infanto juvenil não há uma causa específica em que podemos atuar prevenindo, o diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia, ou seja, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado em uma criança, maiores serão suas chances de cura com um mínimo de seqüelas pós tratamento.

Para conseguirmos este diagnóstico precoce é preciso que todos os profissionais médicos e não-médicos que atuam com crianças, conheçam os principais sinais e sintomas desta patologia.

Hoje, sabemos que de um modo geral, quando um caso de câncer infantil é diagnosticado precocemente as chances de cura ficam em torno de 70%.

Como não existe um exame complementar específico para o diagnóstico do câncer infantil, os pais, médicos, dentistas, entre outros profissionais que atendem crianças devem estar atentos a sinais e sintomas como: dor difusa nos ossos, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça freqüente principalmente associada a vômitos pela manhã, mancha branca no olho, febre persistente sem causa aparente, emagrecimento (10% do peso num período de 6 meses), sangramentos anormais, tumoração em ossos ou musculatura, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, dor abdominal importante principalmente associada as tumorações abdominais, entre outros, podem ser sugestivos de um câncer infantil e indicam que a criança precisa ser examinada por um especialista (oncologista pediatra).

A Campanha do Diagnóstico Precoce realizada pela Casa Durval Paiva foi criada em 2002 para levar informação sobre os principais sinais e sintomas do câncer infanto juvenil, através de capacitações para os profissionais da área da saúde, assim como, através de fixação de cartazes no comércio, exibição de peça teatral e distribuição de panfletos em escolas.

Em nove anos o projeto já capacitou cerca de 4.000 profissionais da saúde; também qualificou 203 estudantes de enfermagem; visitou 142 municípios e 620 escolas; realizou 230 apresentações da de peça teatral; distribuiu 64.700 cartazes, 2.097.778 panfletos, 335.000 papéis bandeja, 8.600 cordéis, 37.350 marca livros, 10.000 cartilhas do professor; e percorreu 20.990 quilômetros, em todo o RN.

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva é uma entidade sem fins lucrativos, formada por voluntários e colaboradores, sustentada por doações e gestos de solidariedade da sociedade.

Números de julho de 2011 registram que cerca de 1.310 crianças e adolescentes de 132 municípios do Rio Grande do Norte, nove municípios Paraíba e dois do Ceará, já foram atendidos desde a fundação.

Atualmente, 718 estão cadastradas e, a cada mês, são distribuídas em média 330 cestas básicas e fornecidas mais de 3.600 refeições.

Além de apoio ao tratamento, como hospedagem, alimentação, medicação e transporte, os pacientes participam de diversos projetos e recebem o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por médica, dentista, farmacêutica, nutricionista, psicólogas, assistentes sociais, pedagoga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, professor de informática e arte educadora que acolhem, tratam e ajudam os pacientes e seus familiares a superarem os momentos difíceis e a lutarem pela vida.

Texto: Sandra Cerqueira.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *