CASOS DE ROUQUIDÃO AUMENTAM NO VERÃO

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Condições favoráveis, como calor e agregação social, estimulam o aparecimento do problema e a procura por especialistas praticamente dobra nesse período do ano.

O verão é sem dúvida uma das épocas mais esperadas do ano.

É tempo de veraneio, férias, festas e muita agregação social.

A ordem é aproveitar ao máximo o lindo cenário de sol e calor das praias do estado e de todo o litoral do país, mas é justamente nesse período que há um considerável aumento do número de pessoas que se queixam de rouquidão.

“Esses dados são evidentes nos próprios consultórios. Estima-se até que o número de pacientes com rouquidão chega a dobrar nessa época do ano”, destaca Pedro Guilherme Cavalcanti, otorrinolaringologista da Clínica Pedro Cavalcanti.

Segundo o médico, esse crescimento no número de casos de pacientes com problemas vocais ocorre devido a algumas mudanças de hábitos, comuns nesse período de verão, e que podem causar inflamações nas cordas vocais.

Exemplos disso são alguns excessos cometidos na alimentação, como abusos na ingestão de gelados; de bebidas alcoólicas; e de alimentos ricos em ácidos e gorduras.

Outras questões citadas, como possíveis causadoras de problemas, seriam o aumento da transmissão de doenças infecciosas da laringe, ocasionado pelo maior contato social, e os abusos vocais freqüentes em festividades, já que tendemos a elevar a voz para sermos ouvidos em ambientes muito barulhentos.

Quando a rouquidão persiste por mais de uma semana, os especialistas alertam para que se busque imediatamente a avaliação de um otorrinolaringologista, para uma rápida diferenciação de possíveis causas e a definição dos cuidados necessários para cada caso.

Os exames básicos para o diagnóstico de problemas vocais são a videolaringoscopia, que permite uma visualização direta das cordas vocais; e a espectrografia vocal computadorizada, que consegue avaliar o grau de rouquidão, aspereza e soprosidade da voz do paciente.

Normalmente, além de cuidados básicos no uso da voz, o tratamento pode ser feito de três maneiras: através de medicamentos, da terapia de voz, ou por meio de cirurgia, quando encontradas lesões irreversíveis, como nódulos, pólipos, cistos e até mesmo doenças malignas.

E como o melhor remédio continua sendo a prevenção, Pedro Guilherme orienta com dicas para o verão ser aproveitado da melhor forma, com saúde e sem inflamações ou complicações na garganta.

Beba bastante líquido em temperatura ambiente; modere no consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos condimentados, frituras e frutas ácidas; evite abuso vocal e adote o repouso vocal, à medida que o quadro de rouquidão apareça.

Texto: Julianne Barreto e Anna Karinna Castro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *