CEFOPE IRÁ OFERECER CURSOS TÉCNICOS EM RADIOLOGIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irá oferecer duas novas oportunidades de qualificação para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte (RN).

A previsão é de que a partir do mês de outubro sejam ofertados os cursos de Técnico em Vigilância em Saúde e Técnico em Radiologia (Módulo I).

O processo de implantação já foi iniciado e entre os dias 12 e 14/09 (1ª etapa) e 26 e 28/09 (2ª etapa) será promovida pelo Cefope uma Capacitação Pedagógica voltada para os docentes que irão atuar nestas áreas.

O diretor geral do Cefope, Jorge Castro, explica que a qualificação dos docentes é de suma importância para a condução das turmas.

“Durante esse período será trabalhado o planejamento dos componentes, tendo como base o Plano de Curso e reflexões acerca da missão do Cefope no contexto do SUS, sua proposta pedagógica, o papel do docente e dos alunos no processo de ensino-aprendizagem e os processos avaliativos”.

Os novos cursos irão qualificar os profissionais tanto para a Atenção Básica (Técnico em Vigilância em Saúde) como para a alta e média complexidade (Técnico em Radiologia).

A necessidade da oferta foi identificada por meio do trabalho do Cefope junto à RET-SUS (Rede de Escolas Técnicas do SUS), criada pelo Ministério da Saúde para fortalecer a educação profissional em saúde através da articulação das ações entre as 36 Escolas Técnicas do SUS existentes no Brasil.

“Sabemos que existe uma grande demanda para estes cursos e nossa perspectiva é formar mais turmas futuramente”.

O curso de Técnico em Radiologia inicialmente será ofertado apenas para uma turma em Natal, e o Técnico em Vigilância em Saúde terá uma turma em cada Regional de Saúde.

Texto: Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *