COLUNA É POR AÍ!… JUL 2014 – REVISTA FOCO

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

COMEÇA A CORRIDA ELEITORAL

Araken Farias (PSL), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Robério Paulino (PSOL), Robinson Faria (PSD) e Simone Dutra (PSTU), são os candidatos que solicitaram o registro oficial de suas candidaturas ao cargo de governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano.

A partir do começo deste mês de julho, são os candidatos oficiais no pleito de 5 outubro, para a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini, que não disputará à reeleição, preterida que foi pelo seu partido, o Democratas.

Torna-se evidente, analisando-se as estruturas partidárias e o arco de alianças de cada candidatura, que a disputa maior será entre os candidatos Henrique Alves e Robinson Faria.

Na disputa pela cadeira do Senado, que este ano renova um terço dos seus ocupantes, os nomes registrados para a disputa são os de Ana Célia (PSTU), Fátima Bezerra (PT), Lailson Almeida (PSOL), Roberto Ronconi (PSL) e Wilma de Faria (PSB).

As duplas Henrique/Wilma e Robinson/Fátima, devem polarizar as atenções da campanha, muito embora o trabalho político dos candidatos dos partidos menores não deva ser substimado.

Afinal de contas, os menores partidos são também os mais incomodados com a situação atual do país, por isso, é sempre bom ter uma atenção especial para o discurso deles, não somente o que chega através de Araken Farias, Robério Paulino e Simone Dutra, mas também pelas mensagens de Ana Célia, Lailson Almeida e Roberto Ronconi.

No primeiro momento da campanha, a percepção da população para o que está acontecendo é mínima, o que se corrige no processo, quando começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

É aí que a coisa pega. E o discurso dos ‘pequenos’, chegará para o mesmo número de eleitores que é alcançado pelo discurso dos ‘grandes’.

É por aí!…

PERFIL PARA HENRIQUE/WILMA

Até o momento, o trabalho que mais apareceu como resultado da ação da chapa formada pela coligação que junta Henrique Alves e Wilma de Faria, resulta na composição de um grande arco de alianças envolvendo os principais líderes de partidos e correntes políticas, já popularizado como ‘acordão’.

PERFIL PARA ROBINSON/FÁTIMA

Já o trabalho de Robinson e Fátima, deixou de lado os grandes líderes e focou nos prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, ex-vice-prefeitos, vereadores e ex-vereadores de municípios de todas as regiões do Estado. Faz, a dupla de candidatos, uma verdadeiro ‘trabalho de formiguinha’, o que, em princípio estaria garantindo um perfil mais popular, mais próximo da realidade do povão e portanto com mais chances de aceitação pelo eleitor mais simples.

DECEPÇÃO DE ROSALBA BENEFICIA FÁTIMA

A decepção da governadora Rosalba Ciarlini com a aliança do Democratas com o PMDB e o PSB poderá beneficiar a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado e até mesmo o seu vice-governador, Robinson Faria, candidato à governador. Militantes rosalbistas já manifestam publicamente o desejo de votar em ambos. O sentimento é o de combater a injustiça praticada contra a governadora.

13O PARCELADO EM 3X

Decepção dos funcionários públicos com a decisão do Governo do RN de fracionar o adiantamento de 40% do pagamento do 13º salário dos servidores públicos.  Agora serão duas parcelas iguais de R$ 55 milhões cada uma, nos dias 16 de julho e 18 de agosto.

OBRAS ATRASADAS

Governo do Estado e Prefeitura de Natal contam com o dia 30 de julho para a entrega final das obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, que não ficaram prontas para os jogos da Copa do Mundo, realizados em Natal no mês passado. O atraso maior é nas galerias de drenagem que estão em obras na Zona Oeste, entre os bairros Lagoa Nova, Dix-sept Rosado, Nazaré, Cidade da Esperança e Bom Pastor.

FRASES

Eu prefiro acórdão do que desacordão. Prefiro unir do que desunir. Prefiro agregar do que desagregar.” De Henrique Alves, no seu Twitter.

#AgoraÉpraValer! Vamos em frente, RN! O grito da mudança foi dado! Com fatimabezerra13 e fabiobvdantas!.” De Robinson Faria, no seu Twitter.

“Eu não sabia o quanto ‪@Fatima_Bezerra era querida. Uma mulher do povo, educadora. Uma alegria ter Fátima conosco.”De Robinson Faria, no Twitter.

O nosso palanque é 100% compromisso com o projeto nacional e com o desenvolvimento do RN. Aqui é trabalho, trabalho e trabalho.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Convenção do DEM-RN decidiu que o partido não vai lançar candidatura própria ao governo do Estado.”Do senador José Agripino, no Twitter.

Sou vítima de uma cassação branca do meu partido. Usaram de todas as artimanhas para me impedir de disputar a reeleição.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Se uma palavra pudesse dirigir aos que foram vencidos na recente Convenção do DEM, repetiria o poeta Jorge Luis Borges: ‘Há derrotas que têm mais dignidade do que a vitória’.” Do vice-governador Robinson Faria, no Facebook.

“É tão falso como uma nota de R$ 3!.”De José Agripino, sobre as palavras de Robinson Faria para Rosalba Ciarlini, na Folha de São Paulo.

Me alegra ver o potiguar, o brasileiro, e turistas do mundo inteiro encantados com a Arena das Dunas e a receptividade da nossa gente.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

Nossa Arena das Dunas foi elogiada por craques do futebol e pelos chefes das nações que por aqui passaram.” De Rosalba Ciarlini, no Twitter.

A arena da minha terra é a mais bonita, a mais barata e o menor estouro do orçamento. ‪#orgulho ‪#natal. De Flávio Rocha, no Twitter.

“Fora do xadrez, Dirceu encena um novo Dirceu.”Do perfil Uol Notícias, no Twitter.

ME DISSERAM!…

… Que poderá se estabelecer a campanha do ‘tostão contra o milhão’ nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte. Será?…

… Que a presidente Dilma não declara, mas estaria desejando a vitória de Fátima Bezerra e Robinson Faria. Será?…

… Que a governadora Rosalba Ciarlini deve evitar participar de reuniões com os servidores do Estado. Será?…

… Que Betinho Rosado teria melhorado muito as suas perspectivas de reeleição, unindo o PP à coligação liderada por PSD e PT. Será?…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *