COLUNA É POR AÍ!… – Revista FOCO – ABRIL DE 2013

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

COLUNA É POR AÍ!… – Casciano Vidal

ESPERANÇA / INDIGNAÇÃO / VERGONHA / RESIGNAÇÃO

As consequências desumanas da estiagem no Nordeste, onde o povo vive, repetidamente, o drama da seca, anunciado desde que existe informação catalogada do fenômeno climático, desafia a promessa de governantes desde antes dos anos 1800.

O povo brasileiro, sempre influenciado pelos meios de comunicação de massa e pela máquina da propaganda patrocinada pelo governo, passa, periodicamente, por ciclos que estimulam esperança, indignação, vergonha e resignação.

O brasileiro do Nordeste é, sem sombras de dúvidas, o que melhor encorpa o perfil nacional, traçado por estudiosos da brasilidade como Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro, admiráveis descobridores do povo que compõe a nação, fruto da mistura de índios, negros, europeus e asiáticos.

E é o povo nordestino o alvo da mídia da propaganda eleitoral que espalha a esperança. A esperança de dias melhores, de uma vida melhor, com mais saúde, mais educação, mais segurança, mais proteção e mais benefícios que poderiam ser espalhados pelas ações do Governo Federal, numa ação característica da política ‘pai e mãe’ da nação.

É este mesmo povo que se enche de esperança com as promessas dos políticos nas campanhas das eleições que confirmam a democracia brasileira.

Na sequência, desiludido com o não cumprimento das promessas, o povo se indigna. Há protestos nas redes sociais, nas ruas, até que a indignação se transforma em vergonha. Vergonha que sente dos seus governantes… Vergonha dos seus representantes.

E diante do poder absoluto do Governo Federal, ajoelha-se, reza e pede à Deus proteção, centrado na atitude de resignar-se e aceitar a triste realidade de quem é usado, enganado, explorado e abandonado. O que lhe resta é a resignação. Resignação religiosa.

E sabe que isso é um ciclo, que será mais uma vez enganado, enchendo-se de esperanças, indignando-se, morrendo de vergonha e resignando-se, até melhorar suas escolhas.

É por aí!….

O DONO DA BOLA…

É o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados e o terceiro nome na sucessão presidencial brasileira, o ‘dono da bola’ do jogo eleitoral do Rio Grande do Norte em 2014. Disso, ninguém tem a menor dúvida, principalmente porque ele tem a experiência necessária para se valer da sua posição política e ser o verdadeiro ‘curinga’ da competição.

… TERIA HABILIDADE PARA JOGAR?

A grande dúvida é saber se o deputado Henrique Eduardo Alves herdou a habilidade do seu pai, o ex-governador Aluízio Alves, tão presente nas atitudes do ministro Garibaldi Alves Filho, na arte de conquistar amigos correligionários e escolher adversários inimigos, para as suas lutas eleitorais. Será quer ‘Henrique sabe jogar esse jogo”?

O PODER DA INVESTIGAÇÃO

A mobilização do Ministério Público, federal e estaduais, para esclarecer a população sobre os efeitos nefastos da aprovação da PEC 37, no combate à corrupção no país, está surtindo efeito ‘popular’. Resta saber se o Congresso Nacional conhece, entende e compreende a força do povo na democracia.

ROSALBA NO CRM

A governadora Rosalba Ciarlini está com uma desenvolvtura tão popular na classe médica do Rio Grande do Norte, que seus colegas até acreditam que ela tem cumprido religiosamentente o seu dever profissional de manter em dia a sua licença de médica pediatra no Conselho Regional de Medicina. Ou não?

NATAL EM VIAS DE RECUPERAÇÃO

Começou pela coleta regular do lixo, mais a recuperação das vias públicas (operação tapa-buracos) e a organização dos jardins da cidade, o trabalho do prefeito Carlos Eduardo Alves para reconquistar a confiança do natalense nas autoridades públicas municipais. E, até agora, parece que está dando certo.

TODAS AS FICHAS NELE

O governo Rosalba Ciarlini está apostando todas as suas fichas no médico Luiz Roberto Fonseca e nas soluções que ele vai encontrar para os problemas da saúde pública no Rio Grande do Norte. E cuidar da saúde pública no RN é o maior desafio profissional que um médico pode enfrentar.

FRASES

“(…) O esquema era simples. Várias empresas eram criadas em nome de pessoas diferentes, mas todas elas eram administradas por um único empresário (…)” Da petição de Busca e Apreensão e Sequestro de Bens, do Ministério Público Estadual, na Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré.

(…) Essa circunstância tornava possível, quando se realizava licitação, por exemplo, para contratação de estrutura de palco, som e iluminação, que as empresas concorressem entre si, revezando-se como vencedoras (…)” Da petição de Busca e Apreensão e Sequestro de Bens, do Ministério Público Estadual, na Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré.

Todo e qualquer agente público tem o dever de ser transparente. Estou cumprindo apenas o meu dever, de prestar contas à sociedade.” Da Vereadora de Natal, Eleika Bezerra, ao divulgar a doação do seu salário para instituições filantrópicas.

“Entre os projetos, estará o que reduz em 16% o número de cargos comissionados. Com isso, serão extintas mais de cem vagas de livre nomeação.” Do noticiário do jornal Tribuna do Norte sobre a reforma administrativa da Prefeitura de Natal.

Rosalba vai à Brasília pedir pelos salineiros.” Da jornalista Eliana Lima no seu blogue abelinha.com.

“Rosalba não fez absolutamente nada para modificar situação da saúde.” Do senador Paulo Davim, no blogue visorpolítico.com.br, do jornalista Alex Viana.

“Qualquer um que conheça uma escola pública fica indignado com a propaganda do governo na TV. A vida real é bem diferente daquela escola perfeita. A falta de professores obriga os alunos a ficarem em casa alguns dias da semana, em um rodízio absurdo. Aquela educação maravilhosa só existe no fantástico mundo de Rosalba.” Da vereadora Amanda Gurgel, no blogue visorpolítico.com.br, do jornalista Alex Viana.

Na oposição, sempre criticou as elites. Agora presta serviços a esta mesma elite.” Do senador José Agripino, “sobre as viagens do ex-presidente Lula ao exterior, para defender os interesses de empresas privadas”, na coluna Panorama, revista Veja.

ME DISSERAM!…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da saúde pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da educação pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área da segurança pública. Será?…

… Que a maior preocupação da governadora Rosalba é a rejeição do seu governo na área das obras públicas. Será?…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *