COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – JANEIRO 2013

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A ESPERANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A eleição do deputado federal Henrique Eduardo Alves, atual líder do PMDB, para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados será uma vitória para o povo do Rio Grande do Norte. Não somente para o eleitor que votou nele, mas para todos os norte-rio-grandenses.

É uma vitória semelhante as vitórias políticas que o Estado aproveitou quando o senador Garibaldi Alves Filho assumiu a presidência do Senado da República e também o cargo de Ministro da Previdência Social, onde continua sob aplausos gerais.

São vitórias políticas como a passagem do ex-governador Aluízio Alves pela Secretaria de Administração do Governo Federal, nos anos 80.

O trabalho de Garibaldi Alves e de Henrique Eduardo projetam o nome do Rio Grande do Norte no cenário político nacional. Até agora, com Garibaldi, a imagem é positiva. Espera-se que com Henrique aconteça o mesmo.

E será através deles que políticos e empresários do Rio Grande do Norte poderão conquistar oportunidades para trazer até o povo daqui, benefícios que poderão chegar junto com os projetos e as políticas públicas do Governo Federal em várias áreas, como as obras públicas e a assistência social, por exemplo.

Esses benefícios não estão diretamente relacionados com o trabalho sob a responsabilidade de ambos, mas chegam indiretamente através do prestígio político que ambos conquistam no Congresso Nacional, com repercussões positivas no Governo Federal.

Essa é, objetivamente, a essência do trabalho do político numa Nação com partidos fracos: estabelecer boas relações com o poder; angariar confiança e simpatia; conquistar cargos e posições para chegar aos desejados benefícios para o povo.

O caminho é longo. E exige muito sangue frio nas veias.

É por aí!….

RENAN NA PRESIDÊNCIA DO SENADO

No dia 1 de fevereiro, deputados federais e senadores retornam às reuniões plenárias na Câmara dos Deputados e no Senador Federal, iniciando os trabalhos legisltivos deste ano no Congresso Nacional. É provável que naquela data, os senadores já elejam o novo presidente da Câmara Alta do país, retornando a cadeira de presidente para o senador alagoano Renan Calheiros, do PMDB. É o que está combinado e acertado.

HENRIQUE NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Se tudo correr bem, será no dia 4 de fevereiro a eleição do deputado federal Henrique Eduardo Alves para a presidência da Câmara dos Deputados. Foco de denúncias na imprensa nacional, Henrique mantém unido o PMDB e o favoritismo naquela casa legislativa, além de contar com a simpatia da presidente Dilma Rousseff e os votos dos deputados do Partido dos Trabalhadores, dos partidos da base aliada e até o voto dos oposicionistas. Se o combinado é respeitado, estará eleito.

CARLOS AUGUSTO NA BERLINDA

A habilidade política do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, também apelidado de Ravengar, marido da governadora Rosalba Ciarline, está na berlinda. A dúvida é saber se ele conseguirá dobrar o ministro Garibaldi Alves, o deputado Henrique Eduardo e os deputados estaduais do PMDB, garantindo o apoio deles, mesmo a contra-gosto dos prefeitos do partido, a reeleição de Rosalba.

A VELHA HISTÓRIA DO SOFÁ

Ao assinar a troca o trabalho do jornalista Alexandre Mulatinho pelo trabalho do jornalista Paulo Araújo, ambos bons e bem relacionados jornalistas, a governadora Rosalba Ciarline agiu como o corno que, ao flagrar a mulher com outro no sofá, decidiu trocar o sofá. Não é o jornalista que faz a popularidade de um governante, mas um conjunto de ações administrativas, políticas e de mídia.

TRANSPARÊNCIA NA FOLHA DE PESSOAL

Não é surpresa a divulgação pela Assembléia Legislativa e pela Câmara Municipal de Natal dos nomes e das vantagens pecuniárias recebidas, de todos os servidores das duas casas legislativas. Os juízos da 4ª e da 5ª Varas da Fazenda Pública da Comarca de Natal acataram o pedido do Ministério Público Estadual e determinaram que as duas casas divulguem as listas de vencimentos de seus membros e servidores, sem necessidade de prévio cadastro, em cumprimento a Lei de acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527/2011.

JÚNIOR RÊGO PRESTIGIADO NA PRESIDENCIA DO TRT-RN

A posse do Desembargador Federal José Rêgo Júnior na presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT) transformou-se num dos eventos mais concorridos e presigiados do Rio Grande do Norte. Ponto para o presidente José Rêgo Júnior e seu vice, também Desembargador Federal Carlos Newton Pinto.

FRASES

O governo do Brasil despertou para a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura do País. Ele está leiloando concessões de rodovias, estradas e aeroportos.” Da reportagem da revista inglesa Economist, sobre a decisão do governo Dilma de abrir algumas áreas para exploração da iniciativa privada.

O ano é 2013, mas a meta já foca 2014. Com os resultados das eleições municipais e as devidas posses efetivadas, os pré-candidatos aos cargos na Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Câmara Federal, que serão preenchidos no ano que vem, começam a articular os possíveis apoios de prefeitos eleitos e não eleitos.” Da jornalista Taciana Chiquetti, interina de Daniela Freire, na sua coluna do Jornal de Hoje.

“Mas eu acredito que a governadora Rosalba chegará em 2014 bem avaliada, o que irá viabilizar a disputa da reeleição.” Do deputado federal Felipe Maia, no portal de notícias do Jornal de Hoje.

“Ainda é cedo para falar sobre esse assunto, mas entendo que se o partido decidir sair da base de apoio ao governo Rosalba Ciarlini tem nomes fortes como o de Garibaldi Filho, senador de 1 milhão de votos, para disputar o Governo do Estado.” Do Secretario Geral do PMDB, Elias Fernandes, sobre as eleições 2014, no portal do Jornal de Hoje.

“Sou deputado e fui eleito graças ao povo do Rio Grande do Norte. Não sou subserviente ao Governo do Estado. A segurança pública está numa situação caótica. As pessoas me procuram perguntando o que o Governo do Estado tem feito para a segurança pública. Eu não sei informar.” Do deputado Walter Alves, no blogue do jornalista Alex Viana (visorpolitico.com.br).

A falta de investimentos do Governo do Estado está condenando o Rio Grande do Norte a uma situação de inércia em diversos setores produtivos e gerando péssimas perspectivas e consequências quanto às necessidades de crescimento econômico.” Do vice-governador Robinson Faria em artigo publicado no jornal Tribuna do Norte.

Favorito e enrolado.” Da revista Veja, no título da matéria com o deputado Henrique Alves.

Talvez o deputado não se lembre, mas foi ele quem mandou contratar essa empresa.” De Wellington Costa, funcionário do gabinete do deputado Henrique Alves, segundo a revista Veja.

A empresa de um assessor do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), recebeu pelo menos R$ 1,2 milhão de um órgão do governo federal controlado politicamente pelo deputado.” Da matéria do jornalista Leandro Colon, publicada na Folha de São Paulo.

Um conselho: e nada de investigar o passado remoto ou recente de Henrique. Porque quem procura acha. E o que acha quase sempre desfavorece o alvo do achado.” Do jornalista Ricardo Noblat, no seu blogue.

ME DISSERAM!…

… Que finda e começa ano e a popularidade da governadora Rosalba Ciarlini continua em baixa. Será?…

… Que as relações dos nomes dos funcionários da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Natal mostra(ra)m muitas surpresas. Será?…

… Que o deputado Walter Alves dá o tom das relações do PMDB com o governo Rosalba Ciarline. Será?…

… Que Henrique Eduardo anda elogiando a desenvoltura política de Carlos Augusto Rosado. Será?…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *