COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – MAIO DE 201

Posted by casciano in Política | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comment

A MÉDICA E A GOVERNADORA

A história se passa no Rio Grande do Norte depois de 2010. Naquele ano, a médica Rosalba Ciarlini, pediatra respeitadíssima por cuidar com zelo e carinho da saúde de crianças, já havia conquistado a simpatia e a confiança dos adultos.

Médica, de formação conservadora, Rosalba sabe que o bem e o mal existem em todas as pessoas. Determinada, sempre procurou um espaço político para espalhar o bem, a partir da sua atuação na medicina.

Em muitos momentos da sua vida conheceu o mal expelido de outras pessoas contra ela. Foi vítima de calúnias, machucou-se e ficou guardando mágoas e alimentando rancores.

Ela, que antes havia conhecido e espalhado o bem, passara a conhecer também o mal.

Aos poucos foi deixando de conviver com as crianças, afastando-se da medicina e convivendo mais com adultos no mundo da política.

O lado bom da médica Rosalba, que cuidava da saúde de crianças, foi cedendo lugar para o lado mal da política Rosalba Ciarlini, que depois de administrar a sua cidade em três mandatos, conseguiu uma promoção e conquistou uma cadeira no Senado Federal.

Convivendo mais ainda com adultos, no meio político, cresceu mais e foi eleita pelo povo como governadora do Rio Grande do Norte.

Rosalba acreditava que que a essência da médica das crianças continuaria em suas ações e atitudes, evitando que as ações e atitudes da governadora se sobressaíssem.

Até que, num determinado momento, ninguém sabia mais quem era Dra. Rosalba (ou Dr. Jekyll) e a governadora (ou Mr. Hyde). Perdera o controle.

E a história “O  Médico e o Monstro”, se repete como “A Médica e a Governadora”.

É por aí!….

A VEZ DO COMBATE À CORRUPÇÃO

Novo Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, dedicou anos do seu trabalho à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, de onde também vem o seu Chefe de Gabinete, Promotor Alexandre Frazão. Tudo indica que o combate à corrupção terá mais vez no Ministério Público Estadual.

SUCESSÃO EM DEBATE

Está antecipado o debate da sucessão governamental no Rio Grande do Norte, com alternatiovas em discussão na situação e na oposição. Reeleição de Rosalba? Candidatura do PMDB? Henrique Eduardo Alves? Robinson Faria? Wilma de Faria? PT? As cartas estão na mesa. No momento vale até blefar.

ASSINATURA PRA TUDO QUANTO É GOSTO

O documento que autoriza as obras dos acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante receberam um montão de assinaturas: Rosalba Ciarlini, Jaime Calado, Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves, José Agripino e Ricardo Mota. A maioria na condição de testemunha. E precisa disso tudo?

CRISE NA POLÍCIA CIVIL

O negócio esquentou pros lados da segurança pública. A delegada Ana Cláudia Saraiva, presidente da Adepol, continua lutando por todos os meios legais, para que o Estado assume suas responsabilidades na situação carcerária do RN. Há alguns dias, até prisão domiciliar para os presos de regime semi-aberto, foi analisada como alternativa para evitar que policiais civis sejam usados como carceireiros.

SEM FICHAS NO JOGO DA SAÚDE

O casal Rosalba e Carlos Augusto Rosado andava recebendo muitas críticas as atitudes políticas do secretário da Saúde, o médico Luiz Roberto Fonseca. E já tem gente apostando em mudanças, mais uma vez, na titularidade daquela pasta. Rolo grande, pela falta de opções nas bolsas de cotações de candidatos ao posto.

FRASES

A seca surpreendeu os meteorologistas no ano passado, assim como a chuva contradisse os prognósticos de prolongamento da estiagem.” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Nesse terreno, ficamos nas mãos da Providência Divina. Mas preparar-nos para lidar com a chuva e com a estiagem é obrigação de quem é gestor” Do twitter de Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini).

Se somos tão ricos que podemos contrair um empréstimo de R$ 420 milhões para construir a arena das dunas (…) se poderemos ainda contrair um outro empréstimo para gastarmos 55 milhões em 1 km de rua, por que não podemos fazer também um empréstimo para duplicar o Hospital Walfredo Gurgel.” Da leitora Maria das Neves Valentim, no blog da jornalista Eliana Lima.

“O PSB está em extinção, igual ao mico leão dourado.” Do vereador Leleu Fontes, no Jornal de Hoje, antecipando o desejo de deixar a legenda.

Hoje esse projeto (Viva Costeira) não é mais do Governo do Estado, mas sim da população que já o absorveu, e nosso intuito é que todos sejam beneficiados.Do secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes.

“E uma ausência chamou a atenção na reunião realizada pela Executiva do PSB (…) no Hotel Maine: do deputado Gustavo Carvalho.” Da jornalista Daniela Freire, na sua coluna no Jornal de Hoje.

“A Polícia Civil planeja realizar em breve novas operações (…) diminuir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança na região metropolitana de Natal.” Do diretor-geral de Polícia Civil, Fábio Rogério, na Tribuna do Norte.

As leis brasileiras não são punitivas. São incentivadoras da impunidade – Quem assumirá a liderança de uma reforma do falido Estado brasileiro?” Do jornalista Agnelo Alves, ex-prefeito de Parnamirim, no jornal Tribuna do Norte.

ME DISSERAM!…

… Que está em vias de pegar fogo a relação política de Carlos Augusto Rosado com o deputado Henrique Eduardo Alves. Será?…

… Que o deputado Henrique Eduardo Alves alimentou a expectativa de ser mais prestigiado pela governadora Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a Assembleia Legislativa está se comportando de forma submissa nas suas relações com o Governo Rosalba Ciarlini. Será?…

… Que a governadora Rosalba analisa alternativas para uma nova filiação partidária. Será?…

One Response to COLUNA É POR AÍ!… – REVISTA FOCO – MAIO DE 201

  1. Luís Eduardo Barbalho de Mello says:

    Parabéns pelo belo editorial “A médica e a governadora”. Exprime a inteligência e o preparo técnico de quem o escreveu. Poucas vezes li uma analogia tão oportuna.
    Luís Eduardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *