COLUNA É POR AÍ!… SET 2014 – REVISTA FOCO

Posted by casciano in Notas | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

QUEM VAI GANHAR A ELEIÇÃO?

A pergunta que não quer calar tem uma variedade enorme de respostas. E todo eleitor, individualmente, quer ouvir a resposta que bata com os seus desejos e suas preferências políticas pessoais.

Desde mais de 28 anos passados, fundador e diretor de instituto de pesquisa, tenho ouvido constantemente, nos períodos eleitorais a mesma pergunta: – Quem vai ganhar a eleição? Em resposta, aprendi a pronunciar uma frase óbvia e ao mesmo tempo irônica por não atender aos ouvidos do inquiridor: – Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

Nesta campanha, o Rio Grande do Norte assiste a reedição de um modelo de estratégia política chamada de ‘acordão’, quando os principais líderes políticos do estado se unem em defesa de uma candidatura, como aconteceu em 1978, na eleição do empresário Jessé Pinto Freire, para o Senado da República. A bola da vez agora é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, na disputa pelo governo do RN, que conta com o apoio de adversários históricos, como o senador José Agripino e a ex-governadora Wilma de Faria.

Henrique leva a vantagem inicial da plêiade de apoios que tem sertão abaixo pelos menores municípios. Nos municípios maiores, há certa rejeição do eleitor ao candidato do ‘acordão’. Portanto, somente o processamento dos votos nas urnas é que dará uma resposta ao eleitor sobre quem será o vitorioso: Henrique ou Robinson?

As pesquisas, neste momento, lamentavelmente, existem para todos os gostos. Há as que indicam que Henrique ganha no primeiro turno e também as que indicam uma disputa em segundo turno.

A luta está muito mais emocionante na disputa pela vaga de senador, entre as professoras Fátima Bezerra, deputado federal, e Wilma de Faria, atual vice-prefeita de Natal. Ninguém, em sã consciência pode fazer um prognóstico exato do resultado.

É o caso de repetir a resposta ‘cretina’ de antanho:

– Vai ganhar a eleição, quem tiver mais votos.

É por aí!…

1 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Interessante. A fidelidade partidária parece estar em extinção. No plano nacional, PT e PMDB estão unidos. Aqui, apoiado pelo PSB, de Marina-Wilma de Faria; pelo PSDB, de Aécio-Rogério Marinho e pelo Democratas do senador José Agripino, Henrique Alves esconde a relação política do seu partido com a presidente Dilma Rousseff nos comícios pelo interior do Estado. E todo mundo sabe que Henrique é muito mais próximo de Dilma, do que de Marina e de Aécio.

2 FIDELIDADE EM EXTINÇÃO

Na disputa pelo Senado, Wilma tem usado depoimento de Marina pedindo votos para ela, o que é absolutamente normal, sendo ambas filiadas ao PSB. Mas, no princípio da campanha, liderados da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, faziam questão de mostrar uma relação política saudável dela com o ex-presidente Lula, do PT. Até mesmo na sua propaganda eleitoral.

‘HERDEIROS POLÍTICOS’ CHAMAM ATENÇÃO

Debatido repetidamente nas redes sociais, os herdeiros de sangue que viram herdeiros políticos no Rio Grande do Norte. E seguem os exemplos com: José Agripino-Felipe Maia; Garibaldi Alves-Walter Alves; Robinson Faria-Fábio Farias; Wilma de Faria-Márcia Maia; Ricardo Motta-Rafael Motta, além de outros, menos cotados. Dizer o quê???

TRIBUNAL ELEITORAL TRABALHA EM PAZ

Com a competência da sua equipe técnica, já testada e aprovada em outras eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do RN segue administrando na paz e na tranquilidade, o processo eleitoral. Ponto para o seu presidente, desembargador Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e para a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, vice-presidente, que conduzem o trabalho da corte com maestria.

HOMENAGENS PARA IBERÊ

Falecido em São Paulo, onde estava para tratamento de saúde, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza recebeu inúmeras homenagens no seu velório, ocorrido em Santa Cruz, sua origem, e Natal, onde está sepultado.

FRASES

Diferença entre Dilma e Marina diminui em nova pesquisa.” Do jornal Tribuna do Norte, on line.

Números do Ibope: Dilma está com 36%; Marina, 30% e Aécio, 19%.” Do jornal O Jornal de Hoje, on line.

“As pessoas com quem falei aqui nas Rocas não pediram nada pra elas. Não pediram dinheiro, não pediram emprego. Nada disso.” De Henrique Alves, no Twitter.

“De casa em casa, ‪#HenriqueGovernador vai recebendo o carinho do natalense e a certeza da vitória que está por vir.” De Henrique Alves, no Twitter.

O apoio e o carinho do povo nos fortalecem a cada dia. Estamos no caminho certo. Vamos em frente!” De Robinson Faria, no Twitter.

Pesquisa Ibope confirma o crescimento da nossa campanha e a estagnação dos outros candidatos.” De Robinson Faria, no Twitter.

“Sigo contando com o apoio de vocês para juntos resgatarmos o RN. Obrigada e boa noite.” De Wilma de Faria, no Twitter.

“Meu muito obg a todas as lideranças comunitárias q compareceram. Vcs são fundamentais na nossa vitória.” De Wilma de Faria, no Twitter.

Nova pesquisa IBOPE confirma, reafirma e repete: É ‪@Fatima_Bezerra !!!” De Fátima Bezerra, no Twitter.

As pesquisas só afirmam e reafirmam o que está estampado nas redes sociais e nas ruas do nosso estado: ‪#Fátima131.” De Fátima Bezerra, no Twitter.

“Embora não seja candidata nem apoie qualquer dos candidatos, ainda há quem prefira fazer campanha fazendo oposição ao governo Rosalba.” De Laire Rosado, no Twitter.

Lideram pesquisa em SP: Tiririca, Russomano, Maluf, Baleia Rossi, Feliciano. No Rio, Clarissa Garotinho e Bolsonaro. Depois, reclamam de Brasília.” De Sérgio Léo, no Twitter.

Ninguém da classe política aposta nos números do Ibope. Nem nos que sobem nem nos que descem. Mas, todos acordem num ponto: uma grife que aliada ao poder de divulgação da Globo tem seu peso.” Do jornalista Vicente Serejo, na sua coluna Cena Urbana, n’O Jornal de Hoje.

ME DISSERAM!…

… Que Rosalba Ciarlini confia na eleição dos candidatos que tem a sua preferência e o seu voto pessoal. Será?…

… Que a venda de ansiolíticos nas farmácias cresce exponencialmente nos dias que antecedem a eleição. Será?…

… Que depois da eleição, a euforia dos vitoriosos será inversamente proporcional a agonia depressiva dos derrotados. Será?…

… Que há sim, uma grande diferença entre os ‘arrastões’ de bandidos nas praias do Rio de Janeiro, e os ‘arrastões’ dos políticos em busca de voto. Será?…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *