COMEÇA NESTE DOMINGO EM NATAL, O MAIOR ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DA AMÉRICA LATINA

Posted by casciano in Educação, Turismo | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Entre os dias 02 e 05 de outubro Natal será palco da 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), que este ano traz como tema a “Educação e Justiça Social”.

O encontro será realizado no Centro de Convenções e vai reunir mais de três mil pessoas, entre pesquisadores do Brasil, Europa, Estados Unidos e América Latina.

O objetivo do evento é expor os resultados de estudos e pesquisas e debater o destino da pós-graduação e sua inserção na realidade brasileira.

É a primeira vez que o Nordeste sedia uma Reunião da ANPEd.

Nos últimos 18 anos o evento foi em Caxambu, Minas Gerais, e este ano a diretoria tem o desafio de promover um dos maiores e mais relevantes encontros da entidade.

Para isso, vai abordar assuntos polêmicos, entre eles os marcados por profundas desigualdades econômicas e sociais.

A intenção é promover a reflexão sobre o acesso à Educação no Brasil e discutir as soluções para os problemas, reafirmando o compromisso da Associação em produzir e divulgar o conhecimento que promova a mudança social e contribua para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

A programação da 34ª Reunião Anual da ANPEd é composta por apresentação de trabalhos, mini cursos, conferências, lançamentos de livros, mesa redonda, exposições e mostras de painéis artísticos e documentários.

Estão previstos ciclos de cinema, com sessões abertas à comunidade em geral, no Auditório Lavoisier Maia.

As temáticas são voltadas para Educação, violência urbana, a vida nas comunidades, o mundo contemporâneo, suas promessas e desencantos.

A abertura ocorre às 18h, no dia 02 de outubro (domingo), com a presença da presidente da entidade, Dalila Andrade Oliveira.

A programação segue até o dia 05 (quarta-feira), com encerramento previsto para as 21h, com presença confirmada de representantes do Ministério da Educação e do Gabinete Civil da Presidência da República.

O encontro é um dos muitos ainda previstos para Natal neste ano de 2011 e só reforça o turismo de negócios na cidade.

Além de deixar divisas no estado, gerar emprego, renda e movimentar a economia local, ele contribui para o crescimento da comunidade acadêmica estadual, promove o intercambio e articulações políticas com outras entidades na incansável participação e contribuição ao debate do novo Plano Nacional de Educação.

A 34ª Reunião Anual da ANPEd é uma realização do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o apoio da UERN, IFRN, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Governo do Estado do RN, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Ministério da Educação (MEC).

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne sócios institucionais (os Programas de Pós-Graduação em Educação) e sócios individuais (professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação).

A finalidade da ANPEd é o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil.

Hoje, a sua estrutura é composta por 23 grupos de trabalho e o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED).

Ao longo dos seus mais de 30 anos, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação vem ocupando um importante lugar no cenário nacional e internacional, em virtude da relevante produção científica de seus membros e da atuação política em defesa dos objetivos maiores da educação brasileira.

Texto: Micheline Borges.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *