COMEÇA O VALE-TUDO PRA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Entendimento entre a SESAP e a SEMURB vai desinterditar a Base de UBV.

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, se reuniu na tarde desta terça feira (31), no prédio da SESAP, com o Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Sueldo Costa, a Promotora de Justiça, Danielle Fernandes, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, a subcoordenadora de Vigilância Ambiental, Iraci Nestor, além de técnicos da Sesap e da Semurb.

O objetivo da reunião foi encontrar uma solução para o retorno do funcionamento da Base de UBV (Ultra Baixo Volume) na zona norte de Natal, como uma das ações de prevenção para o controle de casos de Dengue nos próximos meses, se houver necessidade.

A Base de UBV é responsável por preparar os equipamentos que faz em aspersão do inseticida de combate à dengue, popularmente conhecido como “carro fumacê”.

O uso deve ser restrito a epidemias, como forma complementar para promover a rápida interrupção da transmissão de dengue, de preferência associado à mutirão de limpeza e eliminação de depósitos.

Diante da interdição do prédio, no ano passado pela Semurb, a SESAP elaborou um projeto de funcionamento da Base de UBV dentro das diretrizes da FUNASA, além disso, realizará nos próximos dias, um levantamento sobre o controle de contaminação do solo e da água daquela região.

Para o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, os cuidados com a saúde e com o meio ambiente estão sendo tomados.

“Seremos bastante criteriosos quanto ao uso do inseticida, devido à resistência do mosquito, mas há a necessidade do local funcionando”, falou o secretário.

Para a Promotoria da Saúde, o diálogo e o entendimento dos entes federativos só trará benefícios para a população.

“O meio ambiente e a Saúde são dois interesses igualmente importantes  para a população”, disse a promotora Danielle Fernandes.

Ainda essa semana, Estado e Município de Natal vão assinar o Termo de Compromisso, com medidas e prazos para a desinterdição do local, levando-se em consideração as ações necessárias para a preservação do meio ambiente.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *