CONFERÊNCIA METRÓPOLE DIGITAL REÚNE PROFISSIONAIS DA ÁREA

Posted by casciano in Educação | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 3 Comments

Presentes destacaram o projeto como um início para a criação do pólo de Tecnologia da Informação no estado.

Aberta às 10h da manhã deste domingo (17), a I Conferência do Metrópole Digital no Centro de Convenções de Natal, autoridades estaduais e federais.

No auditório Lavoisier Maia, estudantes concluintes do projeto e demais convidados assistiram a um seminário sobre juventude e cultura digital, ministrado pelo professor e pesquisador Luciano Meira.

Compuseram a mesa de abertura o coordenador do instituto Metrópole Digital (MD) Ivonildo Rêgo, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, vice-diretor do MD Adrião Duarte, o ministro da Previdência Garibaldi Filho, o deputado federal Rogério Marinho; o aluno laureado do curso Rubens Nogueira de Paiva e, representando a governadora Rosalba Ciarlini, a presidente da Fapern Maria Bernadete Cordeiro.

A reitora Ângela Paiva enfatiza que é uma alegria para a universidade a consolidação do Metrópole Digital:

“Esse projeto é estratégico e de alta necessidade não só para a UFRN, mas para todos os jovens do Rio Grande do Norte”, lembra.

Concluindo a abertura no período da manhã, o professor Luciano Meira expôs no primeiro seminário da Conferência projetos de sucesso semelhantes ao Metrópole Digital, como o NAVE, o Coletivo Coca-Cola, Plug Minas e ainda o atual projeto em que o pesquisador está envolvido, a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE).

Meira ainda inseriu o Brasil no desenvolvimento tecnológico mundial e propôs um novo sistema de educação para a sociedade:

“O que se deve mudar são os arranjos sociais. Tecnologia sozinha não faz nada, é preciso um novo arranjo social e escolas baseadas mais em diálogo e diversão e menos em rigor e repetição”.

“O Metrópole Digital vai além da capacitação de técnicos da informação. O projeto cumpre antes de tudo a função social de inserir estes alunos no mercado de trabalho”, destacou o coordenador do projeto, Adrião Duarte.

A Conferência superou também as expectativas de inscrições para o público externo. A isso a Prof.ª Dr.ª Izabel Hazin, integrante da comissão organizadora do evento, atribui a programação diversificada da conferência:

“Esperamos entre 600 e 800 pessoas para participarem do nosso ciclo de palestras, mesas-redondas, além de tutoriais e exposição de estandes”.

Um destes estandes é formado por alunos de Engenharia da Computação.

O projeto Bares Online do grupo do estudante Maurício Ramos foi classificado no edital de empresas Incubadas do Metrópole Digital e já deve funcionar no dia 15 de agosto:

“Através do nosso portal e nosso aplicativo informamos uma programação atualizada de bares e cardápios aos clientes, onde eles estejam. Vamos prestar um serviço aos clientes e conseguir patrocinadores”, afirma o estudante.

Com Victor Lyra.

Compartilhe

3 Responses to CONFERÊNCIA METRÓPOLE DIGITAL REÚNE PROFISSIONAIS DA ÁREA

  1. Fernanda says:

    Como funcionará esse site, gostaria de obter maiores detalhes, adoro bares variados e esse portal me interessou muito.
    Grata,

    Fernanda

  2. Fernanda,

    O portal Bares Online pretende oferecer um conjunto de serviços que aproximem os bares de seus clientes. Você vai poder buscar um bar de seu interesse pelo cardápio, programação, localização e etc.
    Cadastre seu e-mail em nosso site http://www.baresonline.com.br ou siga-nos no Twitter que ficará sabendo de tudo antes!
    Cordiais saudações,

    George Freire
    Bares Online

  3. Casciano, parabéns pelo seu comentário!

    O Metrópole Digital é um projeto da UFRN que certamente contribuirá bastante para o desenvolvimento de nosso estado, incentivando a formação em Tecnologia da Informação e o desenvolvimento das empresas locais.
    É sempre importante incentivar as boas práticas que observamos em nosso estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *