CONTEMPORÂNEO COMENTA DECISÃO DA UFRN DE SUBSTITUIR VESTIBULAR

Posted by casciano in Educação | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte divulgou na última terça-feira (18), que utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/SiSU), em substituição do vestibular, para o processo seletivo de 2014.

Este ano, para o ingresso na instituição em 2013, a medida será adotada para no mínimo 50% das vagas.

A decisão foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Para a diretora do Complexo Educacional Contemporâneo, Irany Xavier, a adoção do Enem não será um problema para quem já esta se preparando para estas mudanças.

“Como a UFRN é a única instituição do Nordeste que ainda adota o vestibular tradicional como critério de ingresso, sabíamos que essa mudança não demoraria tanto para acontecer, por isso investimos na qualificação dos nossos professores, para que eles possam orientar nossos alunos da melhor forma”, explicou a diretora.

Como medida, a escola convidou, no último sábado (14), o Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), Igor Paim, para falar com os professores sobre as perspectivas que o Enem traz para educação.

Segundo o especialista, o educador deve contextualizar as matérias em sala de aula, para ajudar o estudante na resolução de questões, já que a prova do Enem exige do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais conhecimento interdisciplinar.

Para ele, a orientação também deve começar desde o ensino fundamental, por isso a palestra foi oferecida para todos os educadores do complexo educacional.

Além das palestras, no último sábado durante amanhã e na sexta-feira anterior, à noite, os professores tiveram aulas práticas e teóricas sobre as teorias da educação e apresentaram os planos de aula elaborados nas Oficinas oferecidas.

A resolução aprovada pelo CONSEPE define que para o ingresso no ano de 2013 todos os cursos deverão oferecer, no mínimo, 50% das vagas disponíveis através do ENEM, ficando o restante das vagas destinadas ao ingresso por vestibular tradicional.

A maior mudança será nos cursos cujo ingresso se dá no segundo semestre.

Estes, terão seu acesso exclusivamente por meio do SiSU.

Os cursos que já adotavam esse sistema continuarão a utilizar o mesmo critério.

Após o vestibular 2013 e SiSU 2013.1 e 2013.2, a Pró-Reitoria de Graduação e a COMPERVE analisarão o processo de admissão.

Dependendo do resultado, poderá haver alteração dessa nova resolução.

Texto: Alice Lima. Foto: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *