CONTINUA TRABALHO DE IMPLANTAÇÃO DA REDE CEGONHA

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment

O grupo articulador da implantação da Rede Perinatal (Rede Cegonha) no Rio Grande do Norte esteve reunido na manhã desta quarta-feira, dia 18, na Sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Na pauta da reunião o fechamento do Plano de Ação que será enviado ao Ministério da Saúde.

Cláudia Frederico, membro do Grupo Condutor, explica que os serviços existem de forma isolada, e a formação de uma rede fará com que eles trabalhem de forma interligada.

“Desta forma a paciente será encaminhada para os serviços específicos de acordo com a sua necessidade e terá a assistência em todas as fases, desde a gestação até os dois primeiros anos de vida da criança, que é o período que engloba a Rede Perinatal”.

Das cinco fases previstas para implantação da Rede Cegonha, duas já foram cumpridas e outras duas estão em fase de conclusão.

De início foi formado o grupo condutor e construída uma matriz diagnóstica, que elegeu a Região Metropolitana de Natal como área prioritária.

“Foi determinada uma prioridade por ser a região que recebe a maior demanda, mas a atenção será voltada para todo o Estado”.

Na terceira e quarta fase estão sendo estabelecidos, junto com os municípios, em quais serviços serão investidos os recursos.

A fase final será a da certificação feita por uma equipe enviada pelo Ministério da Saúde.

A previsão é de que os recursos sejam liberados ainda este ano.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *