COSERN ESTIMA CRESCIMENTO NO CONSUMO DE ENERGIA E ORIENTA AOS CONSUMIDORES QUANTO AO USO RACIONAL E EFICIENTE DURANTE O VERANEIO

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A COSERN prevê um aumento no consumo de energia elétrica de aproximadamente 5,5% entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012, em relação ao mesmo bimestre do ano anterior, período em que ocorre elevação na temperatura.

Para os clientes residenciais, além da elevação da temperatura, que proporciona maior uso de alguns eletrodomésticos como ar-condicionado, ventilador, freezer, dentre outros, a permanência dos filhos nas residências devido ao período de férias escolares é outro fator que provoca maior uso de energia elétrica. Por esse motivo o mês de janeiro de 2012 deverá apresentar a maior variação de crescimento, podendo chegar a 7,6%.

O setor rural é outro que contribui para o crescimento no consumo nesse período, principalmente devido às irrigações, em função da ausência das chuvas.

Com o intuito de manter o consumidor atento ao uso racional e eficiente de energia elétrica, a COSERN orienta quanto aos cuidados que o usuário deve ter, especialmente no período de verão, evitando o desperdício:

· Para os imóveis residenciais localizados nas praias é importante que seja observada a instalação elétrica interna, que pode sofrer danos devido ao desgaste natural e aos efeitos da maresia.

· Outra orientação importante para os consumidores residenciais é substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes e utilizar sempre eletrodomésticos com o selo Procel de economia de energia.

· Para as geladeiras e freezers, o ideal é que sejam instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e afastados, no mínimo, 15 centímetros de paredes e armários; é importante ainda observar se as borrachas da porta dos equipamentos estão em bom estado de conservação e evitar deixar o aparelho aberto por muito tempo ou abri-lo várias vezes sem necessidade.

· O ferro elétrico e a máquina de lavar roupas também são eletrodomésticos que consomem bastante energia. A orientação é juntar o maior quantitativo de roupas possível para passar e lavar, de uma só vez.

· Para o ar-condicionado, a dica é que o aparelho esteja com os filtros sempre limpos e instalado em local protegido do sol.

· Desligar o monitor do computador quando não estiver em uso também é uma forma de utilizar a energia elétrica de forma eficiente.

· Não esqueça que o chuveiro elétrico é o grande vilão do gasto de energia. A dica de economia é posicionar a chave de seleção de potência do chuveiro na posição “verão” possibilitando uma economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica.

O uso racional de energia elétrica permite maior sustentabilidade ao planeta e evita que as contas tenham um acréscimo durante os meses mais quentes.

Previsão de crescimento no consumo de energia

(comparativo com o mesmo período do ano anterior)

Janeiro 2012 – 7,6%

Fevereiro – 3,3%

Bimestre – 5,5%

Texto: Karine Severo Teixeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *