COSERN FAZ ANÁLISE GRATUITA AOS PROJETOS HABILITADOS A RECEBER ETIQUETA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA PARA EDIFÍCIOS

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , | Leave a comment

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) está oferecendo gratuitamente o serviço de análise dos projetos habilitados a receber a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Edifícios.

A certificação, que segue o exemplo do que já ocorre com os eletrodomésticos eficientes, faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida pela Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel), em parceria com o Inmetro.

As análises têm o objetivo de aproveitar melhor a ventilação natural dos prédios, identificando possibilidades de redução do ganho de calor pela envoltória do edifício; melhorar e estimular o uso da iluminação natural, proporcionando um consumo menor de energia elétrica e incentivar o consumo de água de forma racional.

Os projetos de arquitetura que serão analisados receberão etiquetas com graduações de acordo com o consumo de energia, classificadas de “A” até “E”.

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Edifícios está sendo implantada em todo o país gradualmente como um diferencial competitivo e de forma voluntária, mas posteriormente passará a ser obrigatória.

A economia com os custos de energia elétrica alcançada após a adequação dos edifícios poderá chegar a 30% em prédios já construídos e a 50% em novos imóveis que utilizem as tecnologias desde a fase inicial da edificação.

Os interessados em submeter os projetos arquitetônicos para análise da obtenção da Etiqueta de Conservação de Energia para Edifícios ou que desejem mais esclarecimentos podem entrar em contato com a COSERN através do e-mail eficiencia@neoenergia.com ou pelo telefone (84) 3215-6086.

Texto: Karine Severo Teixeira.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *