COSERN PATROCINA 13 PROJETOS CULTURAIS EM 2012

Posted by casciano in Cidades, Cultura, Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) patrocinará este ano 13 projetos culturais por meio da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura.

O montante de recursos chega a quase R$ 2 milhões, sendo 80% do valor correspondente à renúncia fiscal do Governo do Estado e 20% provenientes de recursos próprios da Cosern.

Além de abranger os setores contemplados em anos anteriores, como educação, literatura, cultura e música, em 2012 foram selecionados novos projetos que atendem áreas como artes visuais (pintura e escultura) e patrimônio cultural (preservação de tradições populares).

Dos 13 projetos que serão patrocinados pela Cosern este ano, sete receberão o investimento da distribuidora pela primeira vez.

O setor musical foi contemplado com o festival Mada; o CD Águas Claras, gravado pela intérprete potiguar Valéria Oliveira em homenagem à cantora Clara Nunes; a produção de dois mil CDs e DVDs da potiguar Hilkélia, premiada em festivais internacionais; e a gravação do CD Fragmentos, contendo 14 faixas de estilos musicais variados e uma canção composta pelo músico norte-rio-grandense Márcio Ramalho que será tema da Copa do Mundo 2014, para a cidade-sede de Natal.

Na área de educação e literatura foram selecionados o Cena Aberta Formação e o Circuito Potiguar do Livro, além do Teatro Mágico, que prevê a publicação de uma coletânea com tiragem de mil exemplares, além da composição de um musical infantil que será apresentado em escolas e teatros potiguares.

A cultura foi atendida com os projetos Oratório de Santa Luzia, Um Presente de Natal e Circuito Cultural Ribeira, que tem o objetivo de revitalizar o histórico bairro da Ribeira, em Natal, realizando eventos multiculturais gratuitos no primeiro domingo de cada mês com atividades de música, teatro, artes plásticas, circo, oficinas, poesia, palestras e dança.

Os setores de artesanato e artes visuais foram contemplados com o Transforme-se e o Felizcidade, projeto que fará exposições de pinturas e esculturas no estado do RN e em Lyon, na França, além de realizar pesquisa de novas técnicas para o aprimoramento do artista, com foco na utilização de materiais renováveis, e também promoverá palestras e mini-cursos para outros artistas do mesmo segmento, que prevê a formação de 300 participantes, aproximadamente.

O projeto Museu do Vaqueiro objetiva a criação e instalação de um espaço destinado a demonstrar e reproduzir a vida das comunidades ligadas ao ciclo do couro, enfocando o vaqueiro como a figura central e as atividades geradoras das riquezas econômicas e culturais que caracterizam esse período, além de contemplar um Parque de Apartação do Gado, um salão para danças, festas, exibições folclóricas tradicionais, emboladores de coco e desafio de viola.

Desde 2000 até o ano passado, a distribuidora investiu somente através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, cerca de R$ 18 milhões, destacando a Cosern como a empresa que mais investe na cultura potiguar.

Com Karine Severo Teixeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *