CUIDADO COM OS DENTES NO ENTUSIASMO DOS CHOCOLATES DA PÁSCOA

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Semana Santa, semana da cárie.

Previna-se.

O consumo de chocolate é cada vez maior no Brasil.

O País já se tornou o terceiro maior produtor mundial do produto, atrás somente dos Estados Unidos e da Alemanha.

Na Páscoa, as vendas crescem bastante.

Mas o hábito de comer chocolate, se não estiver acompanhado de uma boa higienização bucal, aumenta o risco de cárie, transformando o prazer em doença e sofrimento.

Com a aproximação da data, a clínica odontológica Odontoface alerta para os riscos do consumo exagerado de açúcar sem os devidos cuidados com a saúde bucal.

A Semana Santa combina com chocolate.

Não dá para abrir mão desse prazer.

Para não estragar a Páscoa e manter a saúde bucal mesmo com a alta ingestão de chocolates e guloseimas, é importante não descuidar da limpeza da boca.

Você sabia que bastam apenas 5 minutos para que as bactérias comecem a agir?

Por isso, qualquer ingestão de alimento precedida de mastigação, especialmente as de produtos ricos em sacarose, aumenta o risco de cárie se não acompanhada da escovação dos dentes e do uso de fio dental.

Sendo assim, a escovação precisa ser feita logo em seguida depois de o chocolate ser ingerido, especialmente antes de dormir, já que o fluxo salivar, que ajuda na limpeza, diminui durante o sono.

“Quem usa aparelho ortodôntico deve redobrar o cuidado, pois as peças coladas nos dentes, os anéis cimentados nos posteriores, fios e acessórios fazem com que aumentem as áreas de retenção dos alimentos, provocando, assim, maior acúmulo de placa bacteriana”, aconselha o dentista Cácio Paiva.

Porém, o especialista ressalva que, apesar dos riscos que seu consumo exagerado acarreta à saúde bucal e a qualquer dieta, o chocolate também proporciona benefícios ao organismo.

“Com seu alto poder oxidante, estimula a produção do neurotransmissor feniletilamina, combate a insônia, e dá a sensação de bem-estar. Por isso, a tradição de comer ovos de chocolate na Páscoa pode ser mantida e pode ser saudável, mas é importante não descuidar da saúde bucal”, complementa.

Texto: Filipe Mamede. Foto: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *