DEIXE O FUMO FORA NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desenvolverá várias ações, em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer e as secretarias municipais de Saúde.

As atividades começaram às 8h e prosseguem até às 17h, nos municípios de Natal (unidades básicas de saúde de Mirassol, Pirangi e Escola Estadual Jorge Fernandes, em Mirassol), Parnamirim, Mossoró, Canguaretama, Monte Alegre e Parelhas.

Criado pela Lei Federal 7.488, em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a população sobre temas específicos do controle do tabaco, alertando sobre os malefícios para a saúde e os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais dele decorrentes.

O foco das mensagens é o incentivo à não experimentação dos produtos derivados do tabaco, a cessação de fumar e a proteção do não fumante da poluição tabagística ambiental.

Este ano, o tema escolhido para comemorar a data foi os aditivos em cigarros, que são substâncias incluídas no seu processo de fabricação e embalagem, a fim de estimular o consumo.

Entre os aditivos usados se destacam os que conferem aromas e sabores mentolados, de bebidas, perfumes, colônias e doce, além daqueles com propriedades estimulantes, como a taurina, o guaraná e a cafeína.

Evidências científicas mostram que os aditivos são usados pelos fabricantes para potencializar os efeitos farmacológicos da nicotina, tornar o sabor das marcas mais palatável para os jovens aspirantes a fumantes, bem como mascarar o sabor e o desconforto imediato da fumaça.

Assim, facilitam a experimentação, propiciando a dependência e o consumo regular.

Estudos revelam que os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses efeitos e têm maior probabilidade, do que os adultos, de desenvolverem a dependência.

Quase metade dos adolescentes que fuma opta por cigarros mentolados.

No Brasil, o tabaco é a segunda droga mais consumida entre estudantes e funciona como porta de entrada para o uso das drogas ilícitas.

Por essa razão, o público-alvo das ações alusivas à data comemorativa, neste ano, são os adolescentes e adultos jovens, de modo a prevenir a iniciação ao uso do tabaco.

Texto: Kelly Barros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *