DEPOIS DAS CAIEIRAS DA FURNA FEIA, UM PASSEIO PELO RIO MOSSORÓ

Posted by casciano in Economia | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Equipe do IDEMA visita Furna Feia e concede licenças ambientais para caieiras em Governador Dix-Sept Rosado.

Uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, comandada pelo diretor geral do órgão, Gustavo Szilagyi, está desde ontem, quinta, em Mossoró para cumprir agenda ambiental no município.

A equipe do IDEMA, acompanhada por representantes do Instituto Chico Mendes, esteve no sítio espeleológico de Furna Feia, região de cavernas situada em uma área de mais de 10 mil hectares, nos municípios de Mossoró e Baraúnas.

De acordo com o diretor do IDEMA, a visita à área tem por objetivo municiar a equipe com informações acerca dessa importante unidade de conservação.

“Acabamos de instituir no IDEMA um núcleo de espeleologia, que será responsável por dar suporte aos processos de licenciamento ambiental nas áreas da bacia potiguar com ocorrência de cavernas, bem como subsidiar a criação de novas áreas de proteção aos monumentos espeleológicos”.

Na tarde de hoje a equipe irá ao município de Governador Dix-Sept Rosado, onde fará a entrega de 31 licenças ambientais para o funcionamento de caieiras, forno em que se calcina a cal utilizada na construção civil.

“Quando cheguei ao IDEMA constatei que os processos de licenciamento destas caieiras estavam parados no órgão há algum tempo. Preocupado com a situação da população de Governador Dix-Sept Rosado, que tem na produção de cal a sua maior fonte de geração de emprego e renda, resgatamos estes processos e conseguimos agilizar a emissão de trinta e uma licenças ambientais. Com isso, as caieiras irão funcionar da forma adequada, minimizando os impactos ao meio ambiente gerados pela atividade”, observou Szilagyi.

Hoje, pela manhã, a equipe irá visitar o Posto Avançado do IDEMA em Mossoró e à tarde fará um passeio visitará o Rio Mossoró.

Texto: Camilo Torquato e
Itamar Ciríaco.

LARISSA JUNTO DOS PRODUTORES DE CAL

Licenciamento fortalece produção de cal.

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) prestigiou a entrega de licenças ambientais para caieiras de Governador Dix-sept Rosado, na tarde da última quinta-feira, (2), a convite da prefeita Lanice Ferreira (PMDB), que reconheceu o papel da parlamentar para o licenciamento.

Dia 30 de março de 2011, Larissa fez pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, alertando o Governo do Estado para crise na produção de cal em Governador Dix-sept Rosado, decorrente da exigência de licença para funcionamento das caieiras.

A deputada também intermediou audiência entre representantes dos produtores e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a fim de encontrar solução, já que a produção de cal é um dos pilares da economia de Governador Dix-sept Rosado.

Larissa considera o licenciamento vitória do município, já que vai preservar cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos, evitando prejuízo econômico e social.

“Nosso mandato continua à disposição para defender a economia do Oeste”, reitera.

Texto: Regy Carte e Joyce Moura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *