8 Responses to DICA DO SAMU: AA EMERGÊNCIA NO TELEFONE CELULAR

  1. Prezado Blogueiro,

    Realmente esse comunicado não é oficial do SAMU/192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde sobre esse informativo que circula na internet e e-mails orientando as pessoas a colocar em seus celulares contatos de parentes que devam ser localizados em caso de emergência.

    O SAMU atende os casos cardio-respiratórios, trabalhos de parto, crises hipertensivas, acidentes quando houver vítimas e transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.

    A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.

    Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 funciona 24 horas por dia e é acionado com uma chamada gratuita para o número de acesso universal 192.

    Conheça mais sobre o serviço aqui: http://bit.ly/99hETM

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

  2. casciano says:

    Meus caros do Ministério da Saúde, obrigado pela leitura do blogue e pelas informações.
    Publiquei o que recebi de um médico do SAMU aqui de Natal – Rio Grande do Norte,
    Cordiais saudações,

  3. nilza says:

    Bom dia,

    Amei a DICA, e acrescentei na minha lista de contatos e estou divulgando.

    Saúde e Paz!

  4. Caro Casciano Vidal,

    Realmente esse comunicado não é oficial do SAMU/192, gostaríamos de lembrar que o objetivo do nosso comentário é dar explicações sobre o atendimento SAMU/192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

    Vale lembrar que você também pode acompanhar e se informar diretamente com o Ministério da Saúde por meio dos nossos perfis e comunidades nas redes sociais, tais como Twitter, Facebook e no Orkut.

    Caso tenha mais dúvidas, estamos à disposição: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Obrigado,
    Ministério da Saúde

  5. Barbara says:

    Recebi este comunicado e estou divulgando.
    Independente de ser oficial ou não a idéia é ótima e eu apoio!

  6. zeh says:

    ideia otima?
    os bandidos agradecem…

  7. Euclides says:

    Realmente…

    Acho que isso é mais perigoso do que realmente ajudaria em alguma coisa.
    Pessoas mal intensionadas teriam um prato cheio em caso de um sequestro, ou roubo de um aparelho celular, criando uma situação fictícia para criar uma emboscada.

    A função do SAMU é o atendimento a vítmas, e não fazer ligações. O hospital é que se encarregará de procurar os devidos contatos, até porque, aonde se encontra um celular, se encontrará uma carteira com documentos. Se a carteira não estiver, certamente o celular também não estará, pois terão sido roubados.

    O que importa, é a pessoa ser tratada e retomar a consciência, aí por si só poderá fornecer os telefones necessários.

  8. Tânia Santos says:

    Realmente fica difícil uma AJUDA nessas horas…o que pensar depois de todos esses comentários? O SER HUMANO está ficando cada vez mais difícil de lhe dar. Quem dirá um socorro… Olhe, se TODAS AS PESSOAS começarem a pensar somente no pior , digo: já pensar num sequestro ou perda do próprio aparelho NADA SERÁ FEITO MESMO——–> quando vc pega um ônibus , vc já pensa que ele bater ou que ele vai te levar em segurança ao seu destino?!! ….AINDA PREFIRO ACREDITAR NO SER HUMANO COMO “GENTE” ….mesmo não sendo oficial esse comunicado; LÓGICO que ele é de grande valia. Eu mesma sou uma epilética …..e agora??????????????? …O QUE VOCÊS ME DIZEM ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *