DOCUMENTÁRIO ‘SÃO MIGUEL DO GOSTOSO’ SERÁ APRESENTADO EM PRAÇA PÚBLICA

Posted by casciano in Cidades, Cultura | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A comunidade de São Miguel do Gostoso, o Banco do Nordeste do Brasil e a Heco Produções, apresentam o filme São Miguel do Gostoso.

Depois de ser exibido em São Paulo, Rio de Janeiro e Natal, o documentário sobre a cidade de São Miguel do Gostoso finalmente será exibido em seu local de origem.

O filme terá uma projeção ao ar livre, em uma tela de 10 X 8 metros com qualidade de cinema, especialmente montada para os moradores, no dia 10 de setembro às 19h30 na Praia da Xepa, uma das diversas regiões da cidade retratadas no documentário.

Em abril deste ano, o filme foi selecionado no Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade”, figurando entre os 12 documentários escolhidos, num total de mais de quatrocentos filmes inscritos do Brasil e do exterior.

Segundo o diretor do filme, Eugenio Puppo, a idéia de exibi-lo para a população da cidade, vem desde a concepção inicial do projeto, que levou cerca de cinco anos para ser finalizado:

“Agora com o filme concluído, é importante exibi-lo em São Miguel do Gostoso, mostrá-lo a toda a comunidade, bem como às próprias pessoas que nos contaram suas histórias. A projeção ao ar livre para todos da comunidade objetiva também resgatar a história e os costumes dessa população, aproximá-los da sua cultura, valorizar sua rica história”.

O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e tem o apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, que além da colaboração logística, irá disponibilizar alguns ônibus para que a população das cidades vizinhas possa assistir ao filme.

A estréia de São Miguel do Gostoso em terras potiguares ocorreu durante a XIX Semana de Humanidades da UFRN, que além de exibir o documentário em sua sessão de abertura, contou também com uma palestra de Puppo, sobre cinema, meio ambiente e transformações sociais.

O filme aborda questões como a perda da identidade desse paraíso a beira mar, que vem se tornando um dos principais pontos turísticos da região nordeste.

Conta com o depoimento de diversos moradores da região, dos mais velhos às novas gerações, que mantêm um contato mais próximo com os turistas.

A estimativa é que grande parte da população da cidade, bem como de municípios próximos, prestigie a exibição ao ar livre neste evento inédito, que irá devolver o filme aos seus principais protagonistas.

Texto: Gerson de Castro, com informações da Heco Produções.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *