EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BREJINHO

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IDEMA leva projeto de educação ambiental ao município de Brejinho.

A equipe de educação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) está no município de Brejinho, no interior do Estado, para desenvolver o Circuito Estadual de Cultura Ecológica de Incentivo ao Ecoturismo e ao Turismo de Natureza.

O projeto consiste na promoção, junto às escolas e comunidade locais, de um minicurso de Turismo Ambiental, abordando conceitos de turismo, conceitos de ecoturismo, legislação ambiental e visita técnica às áreas de proteção ambiental (APA), áreas de proteção permanente (APP) e outros monumentos.

O evento seguirá até esta sexta-feira (20) e tem lugar na Praça de Eventos de Brejinho.

As atividades se iniciam diariamente às 8 horas da manhã e seguem até às 17 horas.

À noite serão exibidos filmes com temáticas ambientais, o “Cinema na Tenda”.

Além do curso em turismo ambiental, a equipe do IDEMA irá desenvolver Oficinas de Reaproveitamento de Resíduos Sólidos, ensinando como produzir sabão ecológico e promovendo debates relacionados ao tema e sua importância na Coleta Seletiva.

Para os alunos do ensino médio e fundamental, serão ofertadas palestras sobre poluição sonora, biomuseologia e resíduos sólidos, atividades com microscópio, apresentações culturais (com temas ambientais), exposições, recreação e entretenimento.

De acordo com a subcoordenadora de educação ambiental do IDEMA, Silvana Gomes, o projeto foi criado para disseminar a importância do respeito ao meio ambiente com ênfase nas atividades e conhecimentos locais.

“A iniciativa oferece o pontapé inicial para que os municípios se fortaleçam e passem a desenvolver um trabalho contínuo nesta área. Percorremos o interior do Estado com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da preservação ambiental para a qualidade de vida da sociedade”, afirma a educadora.

A educação ambiental configura-se como o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais.

Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política.

Texto: 
Camilo Torquato e 
Itamar Ciríaco.

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