ENCONTRO DISCUTE INTEGRAÇÃO DE SETORES NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

O I Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família reuniu, nesta segunda-feira (16), no auditório da Emater, representantes das Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap), da Educação e da Cultura (Seec) e da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

objetivo foi estabelecer parcerias entre estas três áreas para a inclusão de analfabetos do Programa Bolsa Família no Programa Brasil Alfabetizado.

Com o tema “Um olhar integrado pelo caminho da alfabetização”, o encontro é destinado aos secretários de saúde, educação e assistência social, além de representantes das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap’s) e das Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Esportes (Dired’s) de todo o Rio Grande do Norte.

O evento foi dividido em dois turnos: no período da manhã com cerca de 180 participantes de 60 municípios e, à tarde, com 147 participantes de 49 municípios.

Um segundo encontro será realizado no dia 25 de abril, em Mossoró, com os municípios da Região Oeste.

“Esta é a primeira vez que conseguimos fazer esta integração entre os três setores. Depois deste encontro os secretários podem se reunir em seus municípios e estabelecer estratégias para cumprir as metas”, disse a subcoordenadora de Ações de Saúde da Sesap, Ingrid Juliana Queiroz.

As principais metas são alfabetizar as famílias do Programa Bolsa Família e incluir estas pessoas nos cursos de qualificação profissional e no mercado de trabalho.

Espera-se, com isso, a geração de emprego e renda e emancipação das famílias participantes do Programa.

O Bolsa Família é um programa que transfere renda diretamente para as famílias com renda mensal de até R$ 140,00 por pessoa e que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O objetivo é contribuir para a redução da pobreza extrema, além de reforçar o acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social e garantir a participação em programas de geração de trabalho e renda, alfabetização e habitação.

Para garantir o benefício, as famílias assumem alguns compromissos, como a matrícula e frequência escolar das crianças assistidas.

Na área da saúde os compromissos são: manter o calendário de vacina em dia das crianças de até sete anos e, para as mulheres grávidas, fazer o acompanhamento do pré-natal conforme calendário do Ministério da Saúde.

Atualmente 349.376 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família em todo o Rio Grande do Norte.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *