ESPANHÓIS VISITAM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM NATAL E MACAÍBA

Posted by casciano2 in Comportamento, Pessoas | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

A iniciativa faz parte de projeto de aperfeiçoamento das equipes de saúde da família no município.

Amanhã e depois, dias 16 e 17 de junho, Natal receberá os especialistas espanhóis em Atenção Primária à Saúde (APS), os médicos de família e comunidade (MFC), médicos Juan Gérvas e Mercedes Pérez Fernández.

Na ocasião, os médicos visitarão 4 unidades de Saúde da Família (confira roteiro ao final). Nestes locais Gérvas e Mercedes acompanharão consultas e avaliarão o acesso de pacientes aos serviços oferecidos, com o objetivo de dar sugestões para melhorar o atendimento da Estratégia Saúde da Família.

De acordo com o presidente da Associação Potiguar de Medicina de Família e Comunidade (APOMFC), médico Thiago Trindade, esta é uma atividade muito importante no processo de fortalecimento e qualificação da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária no estado do Rio Grande do Norte:

“Uma das propostas é compartilhar a experiência do sistema de saúde espanhol que, nos moldes do SUS, garante a saúde como um direito de todos e dever do estado, tendo como porta de entrada um médico generalista”, relata.

A iniciativa faz parte de um projeto idealizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em parceria com suas associações estaduais brasileiras, para promover o intercâmbio clínico e científico entre os especialistas espanhóis e brasileiros. No total, Gérvas e Mercedes visitarão diversos centros de saúde de 40 cidades brasileiras e farão um relatório a respeito. Ambos já passaram pela região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País.

No Nordeste, já passaram por Bahia, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa. Agora, de Natal, Gérvas e Mercedes seguem para Fortaleza, Sobral, Teresina e São Luís. A expedição começou em abril e segue até o final de junho.

SOBRE O MÉDICO DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Este especialista é responsável por cuidar da saúde da população com base na análise física e do contexto social em que está inserido o paciente, podendo a partir daí não só diagnosticar e tratar, mas, principalmente, prevenir doenças como asma, diabetes, hepatites, depressão, entre outras.

São conhecidos como o ‘médico de cabeceira’, aquele que não quer saber apenas qual doença a pessoa apresenta, mas sim quem tem determinada doença. Por isso, levam em consideração características como idade, sexo e ambiente social, pontos que interferem na causa das doenças e no prognóstico adequado. É o especialista em pessoas, através de um cuidado contínuo e integral da saúde.

Segundo o presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, é fundamental que o principal acesso da população seja feito por uma equipe com um médico generalista qualificado nela. “No Brasil este profissional se chama médico de família que é uma especialidade reconhecida pela Associação Médica Brasileira. O acompanhamento ao longo do tempo fortalece o vínculo da equipe com a população”, relata.

Direcionar o primeiro atendimento a um profissional como o médico de família e comunidade, pode reduzir custos e agilizar o atendimento no sistema público de saúde, além de evitar sobrecarregar o sistema. Conforme a complexidade do caso, o MFC encaminha o paciente, seguindo o modelo integrado de atendimento entre especialistas, como propõe a ESF.

Hoje, existem 31.500 equipes de ESF no país responsáveis pelo atendimento de 99% dos municípios brasileiros. Nestas, há ainda apenas 1.500 médicos especializados em Medicina de Família e Comunidade atuantes.

ROTEIRO

Dia 16 de junho

Horário: 8h-17h (almoço das 12h – 13h)

Locais:

USF Planicie das Mangueiras (Natal) – Juan Gérvas

USF Soledade (Natal) – Mercedes Pérez

Horário: 19-21h

Palestra: “Atenção, Ensino e Pesquisa em Atenção Primária no Brasil e no Mundo”

Local: Associação Médica do Rio Grande do Norte

Dia 17 de junho

Horário: 8h-12h (almoço das 12h – 13h)

USF Rural (Macaíba) – Juan Gérvas

USF Móvel (Natal) – Mercedes Pérez

Horário: 14-17h

Palestra: “Como Construir uma Atenção Primária forte no Brasil”

Local: Associação Médica do Rio Grande do Norte

MINI-CURRÍCULO

Juan Gérvas – médico generalista (médico de família e comunidade), Equipe CESCA, Madrid (Espanha), Doutor em Medicina e professor honorário de Saúde Pública na Universidade Autônoma de Madrid, Professor Visitante em Saúde Internacional da Escola Nacional de Saúde (Madrid) e Professor de Gestão e Administração Casal Gaspar Sanitária Foundation (Madrid) e Universidad Pompeu Fabra (Barcelona).

Mercedes Pérez Fernández – médica generalista (médica de família e comunidade), Equipe CESCA, Madrid (Espanha), Especialista em Medicina Interna e Presidente do Comitê de Ética da Rede Espanhola de Cuidados Primários.

Com release distribuído pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Médicos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *