ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO PRA HARMONIZAR AMBIENTES E PESSOAS

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , | Leave a comment

II Ursap realiza palestra sobre espiritualidade no trabalho.

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Núcleo de Capacitação, promove nesta quinta-feira, 19, às 9h, no auditório da unidade, em Mossoró, uma palestra sobre “Espiritualidade no Trabalho” que será proferida pela pedagoga e técnica do Núcleo de Capacitação da II Ursap, Neide Rebouças.

A palestra tem como objetivos estimular a harmonia entre as pessoas, minimizar os conflitos, elevar o nível de conhecimento na dimensão espiritual do ser humano, a partir de ambientes laborais, dar liberdade de expressão para idéias e pensamentos e desenvolver uma educação centrada na visão ética da responsabilidade social, que passa pelo respeito ao ser humano enquanto trabalhador.

“O foco da espiritualidade no trabalho é a busca de estados mais elevados de consciência e o alinhamento das ações das pessoas, das equipes e das organizações com seus propósitos e missões de vida. A espiritualidade é capaz de ligar, religar e integrar e é o paradigma, o modelo, o padrão da nova civilização”, explica a especialista.

“Espiritualidade no ambiente de trabalho consiste num processo de aprendizado constante mediante adversidades e diferenças entre as pessoas. A palestra não tem relação alguma com religiosidade. Não é preciso ser religioso para que a espiritualidade seja desenvolvida”, afirma Neide Rebouças.

A preocupação com assuntos como qualidade de vida, responsabilidade socioambiental, espírito de equipe e altruísmo também são dimensões nas quais o chamado ‘indivíduo espiritual’ procura se engajar.

O ambiente de trabalho é uma grande oportunidade para servir, seja no sentido técnico e operacional, seja em decorrência da troca de experiências advindas do relacionamento com os colegas de trabalho.

A espiritualidade auxilia os servidores a encontrarem sentido para as atividades que executam diariamente na instituição.

O investimento na espiritualidade nas instituições públicas traz retorno que pode ser sentido no dia a dia.

Um deles é o impacto positivo no clima instituição, uma vez que o espírito de equipe é estimulado e o individualismo perde espaço.

Uma instituição que valoriza a espiritualidade junto aos seus servidores dá abertura para um relacionamento transparente e coerente com seus talentos.

Consequentemente aflora o sentimento de confiança mútua, ou seja, entre instituição e servidores.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *