ESTOQUE DE 400 MIL CAMISINHAS PARA O SEXO SEGURO NO CARNAVAL

Posted by casciano in Comportamento | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Leave a comment

Carnaval: Mais de 400 mil preservativos serão distribuídos.

O Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) já prepara o esquema de distribuição de preservativos para o período do Carnaval.

Este ano serão disponibilizados 465.316 mil preservativos e 49.650 unidades de material gráfico para a Grande Natal e todas as Regionais de Saúde.

Os municípios já podem solicitar às respectivas regionais suas cotas para este período.

Este ano a campanha do Ministério da Saúde para o carnaval tem como foco principal os jovens gays de 15 a 24 anos, com o tema: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”.

A campanha é motivada pelo aumento de 10,1% de casos diagnosticados com HIV – no período de 1998 a 2010 – no percentual da população homossexual de 15 a 24 anos.

A Coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Sônia Cristina Lins, explica que embora as atividades de prevenção ocorram durante todo o ano, o momento da campanha do carnaval é muito importante.

“É a hora para se fazer uma grande mobilização social, de relembrar a importância do combate às doenças sexualmente transmissíveis e despertar nos nossos munícipes a consciência da necessidade da prevenção”, concluiu a coordenadora.

Segundo relatório da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids), divulgado em novembro de 2011, no mundo cerca de cinco milhões de jovens convivem com a Aids.

Além disso, estima-se que 3 mil jovens, entre 15 e 24 anos, são infectados diariamente.

No Rio Grande do Norte, segundo Boletim Epidemiológico 2011, elaborado pelo Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, no período de 2000 a 2010, foram diagnosticados 2.723 casos de Aids em adultos.

Nos jovens de 15 a 24 anos há uma tendência de crescimento. Eles representam 9,3% do total de casos.

Texto: Kelly Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *